Atibaia completa um mês de Plano de Contingência no combate ao Coronavírus
Primeiras ações foram definidas em reunião extraordinária no dia 15 de março e desde então Executivo vem ampliando enfrentamento ao Coronavírus.
Atibaia foi a primeira cidade da região a tomar providências no enfrentamento à pandemia de Coronavírus. Logo no dia 15 de março, durante reunião extraordinária do prefeito Saulo Pedroso de Souza com sua equipe de governo, a Administração Municipal já implementou o Plano de Contingência da Prefeitura, determinando uma série de ações de prevenção para contenção do Coronavírus em Atibaia e redução de eventuais impactos no sistema de saúde.
O Plano de Contingência suspendeu aulas na rede municipal, além de eventos e atividades; fechou equipamentos públicos de lazer e entretenimento; ampliou e reorganizou o atendimento em unidades de saúde; convocou novos profissionais de saúde aprovados em concurso público; intensificou o atendimento online por meio do sistema Atibaia Sem Papel, evitando aglomerações; e alertou a iniciativa privada com orientações sobre práticas de prevenção adequadas.
Nos dias e semanas seguintes, houve a criação do Centro de Operações de Emergência (COE) COVID-19, que normatiza as ações de prevenção, vigilância e controle do Coronavírus; criação da Central Covid para informar e orientar a população por telefone e WhatsApp (11) 4414-2443, (11) 93000-4076, (11) 98740-0166; adoção, conforme o Estado, da quarentena para isolamento social e prevenção da disseminação do Coronavírus; e ampliação da fiscalização do comércio para fechamento de estabelecimentos e exigência de protocolos de higiene e distanciamento.
Na área da Saúde, a Prefeitura ampliou e preparou suas equipes para melhor atendimento à população; entregou medicamentos e promoveu vacinação contra Influenza em domicílio para cadastrados no Programa Farmácia de Alto Custo; e realizou Drive Thru de vacinação contra Influenza e a expandiu para 15 pontos na cidade, de forma a evitar aglomerações.
Com relação à mobilidade urbana, o Executivo iniciou fiscalização na entrada da cidade para controlar o fluxo de pessoas; suspendeu a circulação dos ônibus intermunicipais, liberando o transporte entre Atibaia e São Paulo para profissionais da saúde; reduziu horários de ônibus urbanos; anunciou intervenção no transporte público para melhor circulação e cumprimento das linhas durante o período de quarentena; reforçou a higienização dos ônibus; e promoveu a desinfecção de locais públicos para a prevenção ao vírus por toda a cidade.
Na área da Educação, a Prefeitura antecipou as férias escolares e criou uma plataforma de educação online para alunos da rede municipal, com disponibilização de livros, reforço escolar, aulas de inglês e atividades musicais.
Diante do aumento na demanda assistencial, o Executivo reforçou o atendimento para pessoas em situação de rua por meio do Programa Vida Nova; lançou o Drive Thru Solidário do Fundo Social para arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza; e intensificou a entrega de cestas básicas (em domicílio) para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além disso, a Administração Municipal também garantiu mais recursos para o combate ao Coronavírus com a criação da lei de desvinculação de receitas de fundos municipais; e ainda decretou situação de emergência e, em seguida, de calamidade pública, para agilizar as ações de combate e proteção da população, entre diversas outras medidas.