Atibaia tem cerca de 7 mil universitários que estudam no município

Total engloba tanto cursos presenciais como as faculdades EAD com polo na cidade. Os cursos à distância são os que apresentam mais matrículas.

O Atibaiense – Da redação

O ensino à distância ganhou força nos últimos anos em todo o país e em Atibaia não foi diferente. Dados mais atualizados sobre o ensino superior mostram que há 6.748 estudantes universitários no município, sendo 3.549 alunos na modalidade EAD, ou 52,5%.
As informações disponíveis no Painel da Fundação Seade sobre ensino superior trazem o total de matrículas em cada faculdade ou universidade presente em cada município.
Nas mais diversas faculdades, centros universitários e universidades que mantêm polos de ensino à distância na cidade, há 3.549 alunos. A Universidade São Francisco (USF), que mantém um polo em Atibaia, tinha 541 matriculados na estatística mais recente da Seade.
Pela Univesp, que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, com ensino público gratuito, havia 253 matriculados.
O Centro Universitário UNIFAAT mantinha 3.199 alunos na última atualização da Seade.
O painel também traz informações sobre a educação básica. No ensino fundamental, a taxa de aprovação em Atibaia é de 99,6, maior que a média do Estado, que chegou a 98,7. A taxa de reprovação na cidade é de 0,1 (no Estado é 1,5) e de abandono, ficou em 0,3 (no Estado é 0,4).
Os anos iniciais do ensino fundamental tiveram taxa 100 de aprovação na rede pública e 99,8 na rede privada.
Já nos anos finais do ensino fundamental (que é estadual), a taxa de aproveitamento da rede pública ficou em 99, com 1 de taxa de abandono. Na rede privada, a taxa é de 99,3 de aprovação e 0,7 de reprovação.
Quando é medida a taxa do ensino médio, sobe o total de abandono na rede pública estadual. Não há ensino médio na rede municipal de ensino. A taxa de aprovação nas escolas estaduais é de 94,4, com 0,4 de reprovação e 5,2 de abandono. Na rede privada, a taxa de aprovação chega a 97,5 e de reprovação, a 2,5.
Os dados sobre a rede mostram que 50,64% dos alunos de creche estão na rede pública municipal, ou seja, as creches mantidas pela Prefeitura. Os outros 49,4% estão na rede privada.
Na pré-escola, são 76,7% na rede pública municipal e 23,3% na rede particular; no ensino fundamental anos iniciais, há 75,1% na rede pública municipal, 22,7% na rede privada e 2,2% na rede estadual.
O ensino fundamental anos finais tem 74,9% de alunos na rede pública estadual e 25,1% na privada. O ensino médio conta com 82,3% dos alunos na rede pública estadual e 17,7% na rede privada.
Todas as informações, tanto do ensino superior como da educação básica estão no Seade Painel, plataforma de dados sociais, econômicos e demográficos para municípios e regiões do Estado de São Paulo.
Os dados são do Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e da Fundação Seade.