Prelúdio: primeira exposição individual de Pepi GM em Atibaia

Aos 20 anos, o artista está mais do que determinado em construir uma carreira de sucesso.

Em 7 de agosto, quarta-feira, o Cine Itá será palco de um evento inédito em Atibaia: a primeira exposição individual de um artista com uma deficiência física. Pepi GM (codinome de Pedro Henrique Gebara) conquistou a oportunidade de trazer a público um trabalho autêntico que deve surpreender quem visitar a exposição, que fica em cartaz até o dia 24 de agosto.

 

 

Aos 20 anos, o artista está mais do que determinado em construir uma carreira de sucesso. Pepi GM nasceu com uma doença que o manteria na cadeira de rodas, a amiotrofia muscular espinhal, ou simplesmente AME, o que não o impediu de produzir uma obra que o permitiu participar do edital da Lei Paulo Gustavo em 2023, em Atibaia, e conquistar o incentivo da lei na área de Artes Visuais.

Ele enfrentou todos os passos do processo e obteve a premiação para expor seus trabalhos no Cine Itá. Serão mais de 50 trabalhos, entre os quase 100 produzidos entre o isolamento, na pandemia, até os dias atuais. O acompanhamento e a curadoria da exposição ficaram a cargo de Mariana Farcetta, responsável pela “busca ativa”, prevista no edital. A também artista plástica e educadora visitou o jovem artista com o também artista plástico André Raimundo e se surpreendeu com o que viu.

 

Mariana se pergunta: “a obra é extensão do artista ou o artista é extensão da sua obra?” Ela mesma responde: “a arte se faz viva nos dedos em pinça e todo material que se molda com o corpo que desvia para criar e expressar tudo que mora ali”, referindo-se ao processo de criação de Pepi GM. “Minha arte vem da alma, dos meus sentimentos mais profundos, e o resultado é o que cada um enxerga, o que os olhares captam em cada tela”, expõe o jovem artista.

A exposição, que será aberta em 7 de agosto, no Cine Itá Cultural, não é apenas mais uma mostra, mas a primeira exposição individual de um artista PCD de Atibaia. Serão mais de 50 obras de Pepi GM distribuídas pelo espaço dedicado às artes, onde o visitante poderá apreciar todas as fases deste jovem talento. O trabalho foi realizado com recursos da Lei Emergencial Cultural Paulo Gustavo e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Atibaia.

Não dá para perder. O Cine Itá fica na Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro, Atibaia. Ao lado da Igreja Matriz.