Prefeitura de Atibaia adere ao programa “Círculo Arte Social”
Promovida pela Secretaria de Educação, iniciativa leva ações e projetos culturais direcionados aos jovens e crianças da Rede Municipal de Ensino.
Mais um programa educacional e cultural para as crianças e jovens de Atibaia: o Círculo Arte Social. A iniciativa é uma parceria entre o setor público e privado e tem como missão oferecer vivências culturais para promover a democratização teatral, com atividades que proporcionam referências para o enriquecimento do repertório cultural em várias modalidades artísticas. O programa é promovido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, a partir da Implementação do Currículo da Educação Básica Municipal e da lei Rouanet.
A primeira ação do Círculo Arte Social foi realizada no último dia 6 de abril para os alunos da Escola Municipal André Franco Montoro, onde os artistas Bruno Gonçalves, Larissa Andrade, Ternacci Francisco e Iara Cavalcante apresentaram a linguagem da cultura popular brasileira aos alunos participantes, utilizando o coco e o maracatu – ritmos musicais e de dança. Ainda na abertura, os estudantes puderam acompanhar uma apresentação cultural da palhaça Tetéia.
O programa será desenvolvido ao longo do ano letivo, com encontros semanais, na unidade escolar. Durante o decorrer da iniciativa, será realizada uma oficina de drone com os alunos do 4º e 5º ano da Rede Municipal de Ensino, em que os estudantes aprenderão a manusear o equipamento e, ao final, realizarão um trabalho com o mesmo.
Círculo Arte Social é uma ação artística-cultural que visa a democratização do acesso às artes por meio de oficinas de diversos segmentos artísticos, como teatro, dança, circo, música, artes plásticas, entre outros, direcionados às crianças da Rede Municipal de Ensino. Além de beneficiar uma instituição, o projeto tem como objetivo contemplar os artistas locais contribuindo para a formação destes profissionais. O projeto visa a formação integral dos alunos com vivências culturais, desenvolvendo competências que favoreçam as aprendizagens interdisciplinares.