Rodovia Fernão Dias vai receber R$ 15 bilhões em investimentos
A estrada tem 569 km de extensão, cruza 33 municípios, entre os quais Atibaia, e registra tráfego médio diário superior a 61 mil veículos por praça, sendo 37% de veículos de carga.
Com aval unânime do Tribunal de Contas da União (TCU), o governo federal anunciou na semana passada mais uma etapa do Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária com a repactuação da BR-381/MG/SP, a Rodovia Fernão Dias. O novo termo prevê R$ 15 bilhões em investimentos em um dos principais corredores logísticos do país. A estrada tem 569 km de extensão, cruza 33 municípios, entre os quais Atibaia, e registra tráfego médio diário superior a 61 mil veículos por praça, sendo 37% de veículos de carga.
Segundo o governo federal, “a repactuação reforça a credibilidade do Brasil no setor de concessões ao atrair investidores e recuperar ativos fundamentais para a logística nacional. “É resultado de diálogo e responsabilidade com o bem público. Com validade até 2040, o contrato prevê ciclo robusto de obras nos próximos 10 anos: 108 km de faixas adicionais, 14 km de vias marginais, 9 km de correções de traçado, 29 passarelas, 17 interseções otimizadas, 62 melhorias de acesso, seis passagens de fauna, duas áreas de escape e novos túneis.
A expectativa é a geração de mais de 137 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda, estimulando o desenvolvimento regional. O novo modelo contratual também inclui exigências de investimentos mínimos obrigatórios, reforço de capital social e garantias de execução. A definição do novo operador da concessão será feita por meio de leilão, previsto para 2025. A atual concessionária, Arteris Fernão Dias, poderá apresentar proposta, mas será substituída caso não apresente a melhor oferta conforme os critérios do edital.
O Ministério dos Transportes informou que a Fernão Dias é a terceira concessão a ser repactuada dentro do programa de otimização. Em 2025, estão previstos 16 leilões rodoviários, que somam 8.360 km de estradas federais e R$ 186 bilhões em investimentos, dos quais R$ 39 bilhões referem-se a contratos otimizados. O foco é garantir mais eficiência, segurança e qualidade na prestação de serviços aos usuários das rodovias federais.