Bolsa de Valores homenageou jornais centenários pela contribuição à sociedade
A B3, bolsa de valores, reuniu no final do maio os veículos centenários de comunicação do país para celebrar a história da imprensa brasileira. Jornalistas que atuam e representam os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo – todos veículos com mais de um século de existência – foram convidados para o toque especial de campainha de abertura do mercado financeiro. Do nosso ponto de vista, é claro, e sem falsa modéstia, faltou o jornal O Atibaiense, fundado em 1901, que seria representado por seus atuais editores. Quem sabe no evento de 2026…
Mas os princípios do bom jornalismo foram reafirmados. “Homenageamos os jornalistas e o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade mais informada, ética e democrática. O jornalismo fiscaliza, questiona, dá voz à pluralidade. E a B3 entende essas características como qualidades vitais e participa como parceira. Desde 2001, a bolsa de valores do Brasil tem orgulho de oferecer um curso de formação exclusivo para jornalistas que acompanham a economia e os mercados de capitais”, afirmou Gilson Finkelsztain, CEO da B3.
Segundo o release divulgado pela bolsa de valores, o evento, realizado no Espaço B3, local multiuso que serviu por anos como ambiente para o pregão viva-voz, além de homenagear a imprensa, reforça a conexão entre o desenvolvimento econômico e a liberdade de imprensa, elementos fundamentais para uma sociedade democrática e informada. “Tanto a bolsa de valores quanto a imprensa enfrentaram e venceram desafios semelhantes: a digitalização, a disrupção trazida pela internet, a exigência por mais velocidade, qualidade e acessibilidade. Hoje, enquanto jornalistas publicam conteúdos em múltiplas plataformas, em tempo real, a B3 registra negócios em menos de um milissegundo. Literalmente, mais rápido que um piscar de olhos”, ressaltou Gilson Finkelsztain.
“Desde a sua fundação em 1890, como Bolsa Livre, a B3 tem desempenhado um papel central na economia brasileira, refletindo e influenciando as transformações do país. A parceria com a imprensa foi e segue essencial para comunicar essas mudanças e educar investidores e o público em geral sobre as importâncias da organização financeira e do mercado de capitais”. Maravilha, parabéns à instituição!
Por Luiz Gonzaga Neto – jornalista, analista em comunicação da Câmara de Atibaia e blogueiro, autor de brincantedeletras.wordpress.com. Esta coluna pode ser lida também no site do jornal O Atibaiense – www.oatibaiense.com.br.