Aluno da Escola Aracy passa por seleção estadual e ganha viagem para o Canadá

Rean chegou ao time dos 500 melhores no Estado de São Paulo, foi escolhido apenas um por cidade.  Na foto o prefeito de Cornwall, Canadá, Justin Towndale e o aluno Rean Mansur.  

 

 

 

 

O estudante Rean Mansur, da Escola Estadual Aracy Bueno Conti (Atibaia), passou por uma seleção estadual difícil, que começou com 3 milhões de alunos, foi para 72 mil (ganhadores de curso de inglês online) e chegou ao time dos 500 melhores no Estado de São Paulo, um por cidade. No final, entre os 30 melhores de Atibaia por desempenho escolar, dedicação que incluiu nota no Saresp-Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e presença em classe, entrou para o programa internacional “Prontos Pro Mundo”, do governo paulista.

O “Prontos pro Mundo” é um programa coordenado pela Secretaria de Educação que oferece intercâmbios internacionais gratuitos para alunos da rede pública estadual e municipal. São viagens para países de língua inglesa como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Rean foi para o Canadá, onde ficou em Cornwall (Ontário). Conviveu com alunos de outros países e conheceu o prefeito da cidade, Justin Towndale. Com a autoridade, trocou presentes, entregando ao prefeito um caderno e uma canetas ecológicos (de madeira), com a estampa de Cornwall e de Atibaia.

A cidade de Cornwall fica no sudeste da província de Ontário, com população aproximada de 46 mil habitantes, distante 100 km a oeste de Ottawa (capital do país) e 110 km a sudoeste de Montreal (a maior cidade da província canadiana de Quebec). Em Cornwall, Rean desfilou com orgulho a camiseta da Escola Aracy, enfrentando frio normalmente perto de zero. A paisagem com neve tornou-se natural para ele.

 

 

Na volta para Atibaia, Rean teve uma recepção de ídolo e ícone por parte de colegas e professores, para orgulho ainda maior de sua mamãe, Renata Mansur. “Quando vi meu nome na lista dos selecionados, não acreditei. Gostei muito de conhecer o Canadá, um país pacífico. Lá, eles são honestos, respeitam o tempo de cada pessoa. Tem muita gente boa. A única coisa ruim da viagem foi a saudade da família. Meus maiores interesses no Canadá foram aprender a cultura e o inglês. Também aprendi muito sobre todos os aspectos da vida”, comentou o estudante em entrevista à atibaiatv. E para o futuro? “Gostaria de conhecer a Europa. França e Itália, por exemplo”.

O programa “Prontos pro Mundo” oferece intercâmbios de três meses para alunos do ensino médio, com todos os custos (passagem, hospedagem, alimentação, visto, aulas, etc.) cobertos pelo Estado. É voltado para alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental e que se destacaram em avaliações como o Saresp. São 1.000 vagas por ano. Para participar da seleção do Prontos pro Mundo, os alunos precisam ter registrado, no ano anterior à Fase 1, um porcentual de acertos igual ou superior a 50% em componente(s) curricular(es) da avaliação do Saresp.