Vereador Julio Mendes pretende melhorar a estrutura funcional da Câmara
O atual presidente da casa disse também que vai trabalhar para a construção de uma creche no bairro da Usina, segundo o vereador a conversa estaria adiantada com o executivo.
O Atibaiense – Da Redação
O vereador e atual presidente da Câmara de Atibaia, o vereador Julio César Mendes, recebeu o jornal O Atibaiense para uma conversa em seu gabinete. Eleito presidente da Câmara em 1º de janeiro, é a segunda vez que ele ocupa a presidência (a primeira foi em 2022). Neste novo mandato – o terceiro como vereador –foram apenas quatro sessões ordinárias, mas Júlio diz que vereadores estão entrosados. “Muitos estão em primeiro mandato, mas entrosamento é bom, estão todos com disposição de trabalhar”, destacou.
Júlio analisa que muitos vereadores em primeiro mandato ainda estão se adaptando ao Legislativo e avalia que há, no geral, inclusive entre a população, alguma confusão entre as funções da Câmara Municipal e da Prefeitura. “Muitos estranham o trabalho de cada órgão, confundem Executivo com Legislativo. Nós vereadores devemos legislar e fiscalizar a Prefeitura. E entender que nem sempre tudo acontece dentro do que esperamos e da agilidade que a população espera. Até mesmo os trâmites de projetos de lei, a função das comissões internas. É preciso entender o papel de cada um, mas todos estão com muita boa vontade”.
O presidente da Câmara comentou que o Regimento Interno da Câmara é bastante complexo, mas que precisa de alguns ajustes, que devem ser debatidos. Outro ajuste necessário, segundo Júlio, é na estrutura do prédio. “Estrutura funcional tivemos algumas mudanças, teve concurso público e chamamos algumas pessoas. Agora devemos cuidar da parte estrutural, com reformas e melhorias, corrigir falhas como parte elétrica. Já tem projeto pronto e agora tem que contratar empresa para obra, mas é mais de R$ 1,2 milhão a obra, tem que refazer a rede elétrica. Ideia é iniciar este ano para corrigir as falhas estruturais do prédio”.

Em seu terceiro mandato como vereador, Júlio já passou por três prefeitos: Saulo Pedroso no primeiro, Emil Ono no segundo e agora Daniel Martini no terceiro. “Relacionamento com Daniel é bom, ele tem boas propostas e boas ideias, conseguiu montar uma equipe competente, soube aproveitar algumas pessoas e trouxe secretários técnicos, capacitados, que entendem o que estão fazendo, pessoas mais técnicas que políticas. Mas é preciso também saber lidar politicamente”.
A principal base eleitoral de Júlio Mendes é a região da Usina. E ele avalia que desde seu primeiro mandato tem conseguido articular, com os então prefeitos, as obras de infraestrutura, como pavimentação, reforma das três escolas da região e a reforma da unidade de Saúde. “Agora estamos batalhando para a construção de uma creche, que não tem ainda, é o mais urgente. Já falei com Daniel sobre isso e estão em tratativa para conseguir área ali. E não podemos esquecer a construção da unidade de saúde da Usina, uma das maiores da cidade, tem uma grande estrutura. Estou conversando com o atual secretário de Saúde para transformarmos as unidades de saúde maiores em UPAs, para desafogar o pronto-socorro da Santa Casa”.
Julio Mendes avalia que há duas principais prioridades que o prefeito deve resolver. Uma delas é a saúde. “Precisa urgente buscar uma forma de construir um hospital municipal. A Santa Casa deveria ser a retaguarda e o hospital municipal deve ser disponibilizado para atender a população de Atibaia. O transporte público é outra prioridade e precisa uma atenção”.