Segurança: Atibaia tem média de duas prisões por dia em 2025

Em janeiro, foram 66 prisões efetuadas pela polícia, número 15,7% maior que o registrado em janeiro de 2024 e 6,4% superior a dezembro.

O Atibaiense – Da redação

A produtividade policial em Atibaia tem apresentado melhora e os dados de janeiro de 2025 mostram que houve 15,7% mais prisões efetuadas do que no mesmo mês do ano passado. São, em média, duas prisões por dia.
As informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo referentes a estatísticas criminais mostram que em janeiro de 2025 a produtividade policial do município foi positiva. O total de prisões efetuadas passou de 62 em dezembro de 2024 para 66 em janeiro de 2025, número 6,4% superior. Se for realizada a comparação entre janeiro deste ano e janeiro do ano passado, a diferença chega a 15,7%, indo de 57 para 66.
O total de presos por mandado judicial também cresceu, passando de 19 em dezembro para 33 em janeiro. No primeiro mês do ano passado foram 24.
A polícia de Atibaia tem sido produtiva ainda em outras ações. A média de presos em flagrantes e no número de flagrantes lavrados é superior a um por dia.
Em janeiro foram 36 flagrantes lavrados e 44 pessoas presas em flagrante. Foi registrada ainda uma apreensão de menor infrator, por mandado.
Foram registradas ainda 9 ocorrências de tráfico de drogas, 1 apreensão de entorpecentes, duas ocorrências de porte de entorpecentes, 1 porte ilegal de arma, 9 armas de fogo apreendidas, 11 veículos recuperados e 135 inquéritos lavrados.
Com relação à ocorrência de crimes, Atibaia não registrou nenhum homicídio e nenhuma tentativa de homicídio no primeiro mês do ano. Diferente do que ocorreu em janeiro de 2024, que teve 1 homicídio e 2 tentativas de homicídio nas estatísticas. O total de estupros caiu de 6 para 5 na comparação entre janeiro deste ano e do ano passado.

 

Os roubos diminuíram de 16 para 18 no mesmo período e os roubos de veículos, de 7 para 4 casos. Houve a mesma quantidade de furtos: 102 e o total de furtos de veículos caiu de 9 para 4.
Em entrevista recente o jornal O Atibaiense o delegado titular de Atibaia, Dr. Hermes Jun Nakashima, comentou que operações conjuntas das forças de segurança da cidade por meio do GGI (Gabinete de Gestão Integrada) e a rápida comunicação do sistema de monitoramento por câmeras para as equipes em patrulhamento da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além de informações que auxiliam nas investigações da Polícia Civil, estão colaborando para a queda dos índices criminais.
A taxa de homicídios em Atibaia por exemplo, índice utilizado para medir quais são as cidades mais seguras do país, está abaixo da média do Estado de São Paulo. Em 2024, ficou em 2,49 por 100 mil habitantes. No Estado, é de 5,65.
Os municípios do interior paulista registraram uma queda expressiva nos homicídios dolosos — quando há intenção de matar — em janeiro deste ano.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, no período aconteceram 118 mortes. Na comparação com janeiro do ano passado, a redução foi de 14,4%. Em 2024, houve 138 crimes. Em Atibaia não houve nenhum registro em janeiro.
Desse modo, o interior teve em janeiro o menor número de homicídios dolosos da série histórica, iniciada em 2001. Ao analisar janeiro de 2023, primeiro ano da atual gestão, a diminuição desses crimes foi de 19,1%.
Ainda em relação aos crimes contra a vida em todo o interior do estado, os latrocínios tiveram um aumento de dois casos no mês, passando de sete em 2024, para nove neste ano. Já os feminicídios reduziram de 16 em janeiro do ano passado para 12 no mesmo mês deste ano.
As Delegacias de Defesa da Mulher registraram 748 denúncias de estupro no período no interior do estado.