Bom Jesus dos Perdões celebrou nesta semana 66 anos de emancipação político-administrativa
O Dr. Rogério Correia Dias, Juiz de Direito (foto), fez um breve pronunciamento na sessão, lembrando inicialmente a promulgação pela Assembleia Legislativa, em 18 de fevereiro de 1959.
Bom Jesus dos Perdões celebrou na quarta-feira, dia 19, em sessão solene de sua Câmara Municipal, os 66 anos de emancipação político-administrativa de Nazaré Paulista – completados no dia anterior, 18 de fevereiro de 2025. O presidente do Legislativo, Hélio Gonçalves, recepcionou o deputado federal Saulo Pedroso e os homenageados da noite, Paulo Afonso e Pedro Domingues de Oliveira, conhecido como Guinha. Paulo Afonso foi vereador de 1983 a 1988, sendo inclusive presidente da Casa de Leis e prefeito municipal, o primeiro mandato de 1993 a 1996 e o segundo de 2001 a 2004. Guinha registrou seis mandatos de vereador, exercidos ininterruptamente entre 1993 e 2016, tendo sido duas vezes presidente da Câmara de Perdões. Além disso, duas filhas suas, Renata e Patrícia, tomaram assento também no Legislativo perdoense.
O Dr. Rogério Correia Dias, Juiz de Direito, fez um breve pronunciamento na sessão, lembrando inicialmente a promulgação pela Assembleia Legislativa, em 18 de fevereiro de 1959, “da norma que elevou este então distrito pertencente a Nazaré Paulista à sua igual condição de município, rompendo, assim, os antigos laços políticos que nos uniam àquela cidade”. Para o Juiz, “nossos estreitos vínculos históricos, afetivos e culturais com Nazaré Paulista, todavia, não se desfizeram jamais, porquanto análogos àqueles que unem um filho à sua mãe – plenos que são de um carinho imenso, sempre. Tal independência, necessária e própria da maioridade, coroou brava luta política, toda ela inscrita – com a verve própria de seus defensores – nas imperecíveis páginas da história. Mas essa conquista não teria sido possível não fosse o empenho de líderes como Luís Franco de Camargo, Aristeu Camargo, Nely Bastos Franco – nossa primeira vereadora –, entre outros, a todos que hoje prestamos nosso tributo”.

“E se tais figuras merecem todo respeito por sua luta em prol de nossa gente, com igual razão havemos de louvar o trabalho – quase sempre mais desafiador do que possa parecer – das pessoas que, em nossos dias, também se põem a serviço do povo. Esse é o motivo por que endosso a iniciativa desta Câmara Municipal de prestar esta homenagem a dois proeminentes homens públicos de nossa cidade – a ela que doaram, como doam, importante parcela de si mesmos”. acrescentou o Dr. Rogério. No discurso, Paulo Afonso foi descrito como político que “não foge dos espinhos da vida pública, hoje ocupando o honroso cargo de vice-prefeito, continuando, assim, a serviço de nossa gente”. Guinha, por sua vez, recebeu as honrosas palavras: “Homem simples e de coração generoso, está sempre pronto para ajudar a quem dele precisa, gozando, assim, não apenas do reconhecimento público de suas tantas qualidades, como também do carinho de sua família”