Vacinação contra a dengue: Atibaia e região não foram contemplados
O Ministério da Saúde anunciou nova ação para o enfrentamento das arboviroses, a vacinação contra a dengue. O imunizante foi incorporado e será aplicado, segundo o Ministério da Saúde, em algumas regiões estratégicas.
De São Paulo, os municípios endêmicos são: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Todos pertencentes a região do Alto do Tietê.
Atibaia registrou entre 01/01 e 15/01 de 2023 seis casos de dengue.
No mesmo período agora de 2024, são 29 confirmados. Em todo o Brasil é relatado um crescimento nos casos.
As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, que também informou o número de notificações até o momento. Enquanto na primeira quinzena de janeiro de 2023 houve 26 notificações, este ano já são 41.
Atibaia segue com as ações de combate à dengue como visitas as casas, bloqueio de controle de criadouros entre outras ações.
PREVENÇÃO
– Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
– Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros
– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
– Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
– Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento.