“O Fantasma da Camisa Amarela” estreia na Jornada Literária de Atibaia
Neste sábado (21), evento de incentivo às habilidades de escrita e leitura promove sessão aberta ao público da peça teatral “O Palhaço Picolé”.
A segunda peça teatral a entrar em cartaz na Jornada Literária 2023, “O Fantasma da Camisa Amarela”, vem emocionando os alunos dos quartos e quintos anos e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Promovido pela Prefeitura de Atibaia para desenvolver as habilidades de leitura e escrita, o evento envolve profissionais da rede municipal de ensino e mais de 16 mil alunos em uma programação especial que inclui apresentações teatrais, bate-papos com escritores, contação de histórias e distribuição de livros.
“O Fantasma da Camisa Amarela” – uma adaptação inspirada na obra da escritora norte-americana Bertha Muzzy Sinclair traduzida para o português por Janice Florido, propôs ao público um mergulho nos mistérios do tempo e dos sonhos. A protagonista Júlia, uma menina que tem revelações do futuro por meio dos sonhos, é órfã e vive com uma tia, uma prima e um primo.
Em um dos seus sonhos, Júlia tem um encontro especial com o Tempo, personagem enigmático capaz de mostrar a ela as perdas e conquistas que o futuro lhe reserva. Entre os reveses, Júlia perde o chapéu que ganhou de seu pai durante uma tempestade, mas é justamente essa perda que faz com que ela viva o momento mais especial de sua vida: o encontro com “O Fantasma da Camisa Amarela”. É ele quem aparece ao final para devolver o chapéu perdido, cena emocionante que leva o público a várias interpretações.
“Eu tenho certeza que o Fantasma é o pai da Júlia, ele veio devolver o presente que ela tinha perdido”, afirmou Lívia, de 9 anos, bastante emocionada. “Eu fiquei na dúvida se o Fantasma era o pai dela ou outra pessoa, mas foi muito emocionante o encontro entre eles”, revelou Rafael, de 10 anos.
Bate-papos com escritores
A fim de enriquecer ainda mais a experiência pelo universo dos livros, além de desfrutar de uma peça teatral, todos os alunos recebem dois livros – um título do autor utilizado em atividades/vivências durante todo o ano letivo e uma obra de literatura de sua preferência entre as diversas opções disponibilizadas pela Prefeitura, e participam de um encontro com um autor de literatura infantil.
Autora de referência para os alunos de 4º ano da rede municipal de ensino, a escritora Telma Guimarães participou da jornada nos dias 9 e 10 de outubro: “Olha, não sei se consigo falar sem chorar! Para mim é muito emocionante encontrar tantos leitores juntos, crianças que leem e que leram os meus livros. Eu sonho é que jornadas como esta se multipliquem pelo Brasil afora!”.
Nos dias 16 e 17, foi a vez do escritor Eraldo Miranda, autor de referência para os alunos de 5º ano: “Estou muito emocionado, este é um momento muito especial não só para as crianças, mas para nós autores também. Isto é um presente, os abraços, o carinho, os cartazes, as fotografias. Eu não me canso, enquanto Deus me der saúde, vou escrever para as crianças.”.
A escritora Penélope Martins, autora que participou do encontro com os leitores da EJAI no dia 17, também elogiou a iniciativa: “Os meus livros estão comigo, com as crianças, com os adolescentes, estão com os adultos. Olha a minha emoção, contar histórias para jovens, adultos e idosos! É a vez de celebrar histórias nesta jornada literária, que não tem pressa de acabar. É literatura dentro da escola, a história acontecendo.”.
Sessão de teatro aberta ao público
Da Educação Infantil à EJAI, incluindo os alunos de 1º a 4º do Ensino Fundamental, a Jornada Literária de Atibaia começou no último dia 8, oferecendo atividades específicas para cada etapa de ensino até o dia 26 de outubro. Depois de levar a peça “O Palhaço Picolé” para as creches municipais e comunitárias e apresentar “O Fantasma da Camisa Amarela”, a programação prevê a estreia do espetáculo “Chapeuzinho Quer Ser Princesa” nesta quarta-feira (18). A releitura do conto de fadas, uma adaptação da obra de Kaê Paião, é direcionada aos estudantes dos segundos e terceiros anos.
Neste sábado, dia 21 de outubro, às 14h, a jornada promove uma sessão aberta ao público da peça teatral “O Palhaço Picolé” no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51, Centro). Com entrada gratuita, o espetáculo é uma adaptação da obra da escritora Alessandra Roscoe e promete encantar o público com a magia do brincar de circo.