Prefeitura realizou coleta de defensivos agrícolas com ações de saúde
Iniciativa em prol da sustentabilidade e da saúde do trabalhador rural ocorreu em 15 de março.
Durante a 22ª Campanha de Coleta de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, realizada no dia 15 de março, a Prefeitura de Atibaia promoveu atendimentos, exames e palestras e também aplicou vacinas, em ação intersetorial em prol da sustentabilidade e da saúde do trabalhador rural. Participaram da ação 69 produtores e quase 5 toneladas de embalagens de defensivos foram recolhidas.
Realizada pelas secretarias de Agricultura e Saúde no Parque Duílio Maziero, a iniciativa buscou não só garantir o descarte adequado de defensivos agrícolas, mas também ofereceu coleta de óleo de cozinha usado e CataTreco, além de vacinas e outros atendimentos em saúde e exames de glicemia, HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Trinta e três pessoas foram atendidas pela Saúde, sendo 23 homens e 10 mulheres. Todos realizaram avaliação antropométrica, com análise de peso, altura, pressão arterial, saturação, frequência cardíaca e circunferência abdominal. Foram aplicadas as vacinas dupla adulta, Hepatite B e Covid Bivalente. Houve ainda palestras do SAMU sobre Primeiros Socorros/Animais Peçonhentos e orientações da Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Para evitar a contaminação do meio ambiente e promover sustentabilidade, a Prefeitura de Atibaia promove a coleta de embalagens de defensivos agrícolas para que os produtores rurais possam descartar os materiais de forma adequada. A Secretaria Municipal de Agricultura mantém, em parceria com a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo – ADIAESP, o posto de recolhimento de embalagens vazias destes defensivos, protegendo a natureza e conscientizando os produtores quanto à destinação correta dos resíduos agrícolas.
Voltada a produtores rurais de Atibaia e Jarinu, a iniciativa é realizada pelas Prefeituras de Atibaia e Jarinu, com apoio da Associação de Produtores de Morangos de Atibaia e Jarinu, da Associação Hortifrutiflores de Jarinu e Pró-Flor e da Associação dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais de Atibaia.