Atibaia sobe oito posições e fica em 45º lugar no ranking dos municípios brasileiros
Relatório avaliou 415 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes; cidade também se destacou em ranking estadual, ficando na 26ª posição.
Os investimentos realizados pela Prefeitura continuam rendendo excelentes resultados para Atibaia, que ficou na 45ª colocação geral do Brasil na terceira edição (2022) do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública e que tem como propósito alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do país, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva que paute a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública local. Além de seguir entre as melhores cidades do país, Atibaia ainda subiu oito posições em comparação ao relatório anterior, de 2021.
O estudo analisou 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE para o ano de 2021 – eles representam 7,45% do universo de municípios e correspondem a 59,96% da população brasileira, ou 127,91 milhões de habitantes. Segundo o Centro de Liderança Pública, para a elaboração do relatório foram consultados aproximadamente 20 rankings nacionais e internacionais e houve um levantamento de mais de 100 indicadores possíveis, tendo como resultado uma classificação composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões.
Atibaia obteve destaque na classificação geral do estudo em alguns desses pilares, como Qualidade da Educação, ocupando o 7º lugar no país; Sustentabilidade Fiscal, 9º lugar; Acesso à Saúde, 17º lugar; Telecomunicações, 18º lugar; Acesso à Educação, 48º lugar; Qualidade da Saúde, 61º lugar; e Segurança, 94º lugar.
Na colocação geral da Região Sudeste, Atibaia também se destacou e ficou na 31ª posição do ranking regional, que conta com 189 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
E, no ranking geral do Estado de São Paulo, unidade da Federação com maior representatividade no Ranking de Competitividade dos Municípios, com 97 cidades entre os 415 municípios do estudo (23,4% da amostra total e 51,3% dos 189 municípios da região Sudeste), Atibaia também se destacou, ficando na 26ª posição (de um total de 97) na classificação estadual.
Conforme o Centro de Liderança Pública, o Ranking de Competitividade dos Municípios também se configura como uma ferramenta bastante útil para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos ao estabelecer critérios de atratividade em bases relativas entre os municípios, de acordo com as especificidades de cada projeto de investimento. Ainda de acordo com a instituição, ao possibilitar uma comparação direta entre os municípios de uma série de atributos institucionais, sociais e econômicos que são comumente de difícil mensuração e avaliação, sistemas de ranking proporcionam aos cidadãos uma eficiente ferramenta de avaliação e cobrança de resultados dos gestores públicos.
“Atibaia mais uma vez mostra a sua força e o seu potencial, prova que é um município em pleno desenvolvimento, que melhora a cada dia e que se destaca nos âmbitos estadual, regional e nacional, atraindo mais negócios e investimentos. Ficamos muito orgulhosos por esse novo reconhecimento, fruto de muita dedicação. Trata-se de um resultado que dá respaldo ao trabalho e aos investimentos expressivos que vêm sendo realizados pelo Governo Municipal nas mais diversas áreas, ações com inúmeros benefícios para a cidade e para a população. Parabéns, Atibaia!”, ressaltou o prefeito Emil Ono.