5ª Semana do Bebê promove diversas ações voltadas à primeira infância em Atibaia

Evento acontece de 15 a 19 de agosto, com palestras, rodas de conversa, oficinas, lives, contação de histórias, entre outras atividades distribuídas pelo município, além de arrecadação de itens para bebês e gestantes.

Após dois anos sem atividades presencias em virtude da pandemia de Covid-19, a Semana do Bebê retorna este ano, presencialmente, com diversas ações voltadas para mães, filhos e gestantes. A 5ª edição acontece de 15 a 19 de agosto, com palestras, rodas de conversa, oficinas, lives, contação de histórias, entre outras atividades distribuídas pelo município. A abertura da Semana do Bebê será realizada no dia 15 de agosto, às 16h, na Creche Mãe Natureza (Itapetinga), e contará com ações de saúde no local. A programação completa, que será divulgada em breve pela Prefeitura, traz assuntos importantes, desde gestação até amamentação – tema abordado neste mês, quando é celebrado o “Agosto Dourado”.

Também faz parte da Semana do Bebê uma campanha de arrecadação para levantar itens de bebês, crianças pequenas e gestantes, novos e usados (em bom estado), para serem doados ao Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e repassados a quem mais precisa no município. Podem ser doados itens de higiene, como shampoo, sabonete, talco, cotonete, fraldas, roupas, entre outros itens.

O objetivo da Semana do Bebê é conscientizar a população sobre a importância da primeira infância, promovendo ações como palestras, rodas de conversa, lives, além de atividades voltadas para a saúde do bebê. A proposta também é promover orientações sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento mental, emocional e social da criança. A primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos de idade, é a fase em que as crianças desenvolvem a maior parte da capacidade cognitiva que os acompanhará durante toda a vida.

Segundo a Secretaria de Educação, as atividades preparadas para a 5ª Semana do Bebê auxiliarão toda a população, especialmente os profissionais e familiares que convivem com os bebês e com as crianças bem pequenas, garantindo assim um desenvolvimento infantil sadio e de muita potência.