Tenda Solidária comercializou itens elaborados por mulheres do Programa de Inclusão Produtiva

Espaço do Fundo Social incentivou a solidariedade durante as festividades de 357 anos de Atibaia.

A Tenda Solidária do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Atibaia foi um sucesso durante o aniversário de 357 anos de Atibaia. Além de oferecer comidas e bebidas típicas, com toda a renda revertida para as ações do FSS, nos dias de festa (de 23 a 26 de junho) o espaço também contou com a comercialização de itens elaborados por mulheres certificadas no Programa de Inclusão Produtiva, que capacita e promove a geração de renda para a população mais vulnerável.

 

 

Ao longo dos quatro dias de festividades o grupo de mulheres do Programa de Inclusão Produtiva contabilizou 477 itens comercializados na Tenda Solidária, o que corresponde a uma média de mais de 100 itens vendidos por dia. O valor arrecadado com a comercialização desses itens será dividido entre o próprio grupo, complementando a renda dessas mulheres.

Atibaia foi selecionada em 2021 para participar de um projeto-piloto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) direcionado à inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O município se preparou e estruturou um espaço para abrigar as atividades da iniciativa: o Núcleo de Inclusão Produtiva, no Jardim Cerejeiras. E o projeto pioneiro colheu os primeiros frutos em maio deste ano, quando 80 mulheres que participaram dos cursos de costura e gastronomia receberam seus certificados de conclusão.

Com o Programa de Inclusão Produtiva, pessoas atendidas pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem participar de ações formativas que permitem identificar, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências, de forma a promover a superação de processos de exclusão social por meio da capacitação para o empreendedorismo e para o mercado de trabalho. O Programa é coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e do Governo do Estado de São Paulo e Sebrae.

Na Tenda Solidária, que durante as festividades de aniversário de Atibaia ficou localizada na Arena do Centro de Convenções (no mesmo local da Feira Noturna), ainda houve atrações musicais que garantiram entretenimento para toda a família, como apresentação com o cantor sertanejo Ricardo Bertin nos dias 23, 24 e 26, e apresentação com o cantor de MPB Gian Martins, no dia 25.

“A Tenda Solidária foi um grande sucesso, por isso, em nome do Fundo Social, agradeço a todos que se mobilizaram para que tudo acontecesse da melhor forma possível: às secretarias municipais envolvidas nesse trabalho; à equipe do FSS; aos voluntários que ajudaram na festa; à Embelleze pela doação dos produtos que foram sorteados aos voluntários; ao Ricardo Bertin pelas apresentações voluntárias; e à Roda de Carroça, Família Nardini e Doces Caseiros, que doaram itens da cesta sorteada. Estendo esse agradecimento a todos que ajudaram durante os quatro dias de evento, aos que visitaram a Tenda e a todos aqueles que contribuíram de alguma forma”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, Tamy Ono.