Nova sede do Centro de Referência da Mulher é inaugurado pela Prefeitura

Data foi escolhida para celebrar os dez anos do CRM em Atibaia.

O Centro de Referência da Mulher (CRM) em Atibaia é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicossocial, orientação jurídica e encaminhamentos à rede de proteção à mulher. Pensando em mais acessibilidade e melhor acolhimento, a Prefeitura realizou a cerimônia de entrega do novo espaço, ontem, dia 25.

A data também é um marco por celebrar os dez anos do CRM em Atibaia, instituído pelo Decreto nº 6745/2012. O espaço, localizado na Rua José Bonifácio, nº 49 – Centro, é ligado ao Departamento da Mulher, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e oferece orientação humanizada em apoio à rede de proteção à mulher.

 

 

O dia 25 de julho também foi escolhido para a inauguração do novo espaço por ser o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O Departamento da Mulher promoveu uma palestra com Cláudia Adão, pesquisadora da USP sobre estratégias de sobrevivência, resistência e cuidado de mulheres negras e, logo após, haverá roda de conversa com as mulheres pretas de Atibaia presentes. E para evidenciar a beleza das mulheres negras presentes no evento, o Instituto Embeleze executará procedimentos de maquiagem para pele negra, através de nuances e cores.

A importância dessa data não é sobre comemorar. Muito mais do que isso, é mostrar a relevância da luta contra o racismo, principalmente baseado em dados do 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 1350 feminicídios foram registrados em 2020 no Brasil, sendo que 61,8% das vítimas são mulheres pretas.

A data instiga mais reflexão e ação para que a luta contra o racismo se fortaleça cada vez mais. A Prefeitura convida a todas para a inauguração do novo espaço do Centro de Referência da Mulher e demais ações voltadas a esse dia, incluindo a programação do Quilombo Urbano Negra Visão, realizada com apoio da Prefeitura. Vale lembrar ainda que as políticas públicas de prevenção e combate à violência contra as mulheres em Atibaia conquistaram um importante reforço com a publicação da Lei Municipal 4.830, de 21 de dezembro de 2021.

 

 

Confira a programação do Quilombo Urbano Negra Visão em parceria com a Prefeitura:

– 27 de julho, às 19h: Live aberta, tema: “Ser mulher preta hoje”, pelo instagram do Negra Visão.

– 28 de julho, às 19h: Quinta Coletiva, com o tema “Potência da Mulher Negra”, no Quilombo Urbano Negra Visão

– 30 de julho, às 19h: “Voz das Pretas”, com roda de conversa, poesia e música, no Quilombo Urbano Negra Visão

– 31 de julho, às 15h: Filme com papo e pipoca, no Quilombo Urbano Negra Visão

O Quilombo Urbano Negra Visão fica na Rua Dr. Osvaldo Urioste, 41 – Centro. Instagram: @negra.visão