Empresas de Atibaia têm dificuldade em contratar por falta de mão de obra qualificada

Muitos acabam “importando” profissionais de outras cidades. Também há dificuldade para manter funcionários contratados. Foto Canva

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem apresentado desde julho de 2020, saldo positivo na geração de empregos, de acordo com o Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. Durante todo o ano de 2021, o saldo somente cresceu e até maio de 2022, tem permanecido positivo. Há, no entanto, muitas vagas ainda disponíveis por falta de mão de obra qualificada.
As empresas relatam que estão encontrando dificuldades em conseguir profissionais em todas as áreas, seja para cargos mais técnicos e com formação mais específica, seja para funções mais simples.
O Jornal O Atibaiense procurou o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Atibaia para saber quais as queixas registradas pelas empresas que utilizam o posto para captar colaboradores.
Segundo o PAT, a grande reclamação é de que falta mão de obra. O PAT recebe, no entanto, todos os meses, cerca de 1.300 pessoas em busca de emprego, ou seja, há pessoas procurando emprego, mas não se encaixam nas especificações que as empresas desejam.
Um outro ponto relatado pelas empresas se refere a problemas de comportamento dos contratados – alguns comparecem duas ou três semanas ao trabalho e depois já não retornam, ou então não se relacionam bem em equipe.
E esse relacionamento em equipe, por exemplo, faz parte de habilidades que também se encaixam no rol de qualificação.
Quando se fala em mão de obra qualificada não é apenas aquela que sabe exercer uma função específica ou tem um diploma em uma determinada área. Pesquisa realizada pelo ManpowerGroup em todo o mundo, também considera outras habilidades como qualificação, cada vez mais exigidas pelos empregadores.
Entre elas – todas citadas pelos empregadores entrevistados na pesquisa – estão raciocínio e resolução de problemas; resiliência e adaptabilidade; iniciativa; confiabilidade e autodisciplina;espírito colaborativo e trabalho em equipe.
A pesquisa mostra que esse não é um problema somente de Atibaia, mas do país. O Brasil atingiu em 2022 a marca de 81% na falta de mão de obra qualificada. A média no mundo é de 75%. Em 2021, a mesma pesquisa apontou 71% de falta no país. Foram ouvidos 40 mil empregadores de 40 países.
Em 2020, uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria já indicava que, apesar de haver milhões de desempregados no Brasil, metade das indústrias afirmavam ter dificuldade para contratar. E o problema era afalta de mão de obra qualificada.
No caso de Atibaia, as grandes indústrias instaladas no município acabam “importando” boa parte da mão de obra. O secretáriode Desenvolvimento Econômico do município, AnnibaleTropiSomma, em entrevista ao jornal O Atibaiense em maio relatou que a Prefeitura realizou recentemente uma pesquisa on-line para conhecer as demandas de mãode obra das empresas do município. De acordo com Annibale, foram entregues cerca de 120respostas e maioria das necessidades são das áreas administrativa, de tecnologia e operários defábricas.
O cenário aponta que há a necessidade de investimentos em qualificação profissional em todos os níveis, desde os cursos de capacitação até formações mais específicas.

QUEIXAS DOS QUE
PROCURAM EMPREGO
O PAT também tem registra as reclamações feitas pelos candidatos que procuram o posto e a principal delas é relacionada a baixos salários oferecidos pelas empresas. Muitos dos trabalhadores também pesam prós e contras no momento da contratação. “Diante da alta de preços de produtos e serviços no atual cenário econômico do país, além de dificuldades com transporte, muitos optam por escolher empregos mais próximos de casa a fim de evitar despesas mais elevadas. E muitos relatam a falta de feedback por parte das empresas, já que eles desejam ter ciência de onde estão errando para então corrigirem o que for necessário”, diz nota do PAT enviada ao jornal.
O PAT oferece, em média, de 200 a 300 vagas por semana, das quais tem sido possível preencher cerca de 30 vagas.