Defesa Civil do Estado faz alerta contra queimadas nesse período de estiagem

Tempo seco aumenta risco de queimadas urbanas no município, mesmo durante temporada de inverno.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta diante da alta temperatura e da ausência de chuvas, condições que levam à estiagem, deixando o clima mais propício a queimadas em vegetações e incêndios em áreas não protegidas.

Nesta semana, em Atibaia as temperaturas chegam aos 28ºC e a umidade não passa dos 40%. Os reflexos na qualidade do ar atingem diretamente o meio ambiente e a saúde humana, com o crescimento de doenças como rinite e conjuntivite alérgicas – os agentes causadores de alergias (poeira, poluição e pelos de animais) resistem por mais tempo no ar nessas condições. Somada a esses fatores, a falta de hidratação correta pode resultar em viroses e infecções bacterianas. Uma nova frente fria pode chegar a partir desta sexta-feira (29), registrando queda nas temperaturas e trazendo possível chuva.

 

 

Utilizado para remoção de sujeiras, principalmente em terrenos baldios, o fogo não limpa corretamente o local e ainda é considerado um crime ambiental passível de multa. Além de causarem danos ao meio ambiente e à saúde, as queimadas agravam os problemas respiratórios, inclusive piorando quadros de Covid-19 e do vírus Influenza.

Outro hábito que leva a queimadas desenfreadas e a ações irregulares contra o meio ambiente é a soltura de balões, que provoca incêndios nas florestas, vegetações e em áreas urbanas. Vender, fabricar e soltar balões é crime ambiental previsto na Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. O último incêndio causado por um balão em Atibaia queimou cerca de 13 hectares de uma área de preservação com difícil acesso, no Morro do Saci.

Diante desse período de estiagem e de 15 dias sem chuva é importante que a população economize água, pois com a ausência de chuva as fontes de abastecimento do município e região, como o Rio Atibaia, já apresentam queda do volume de água. Dessa forma, é necessário fazer o uso consciente da água e evitar desperdícios, reduzindo o consumo sempre que possível.

Ao se deparar com queimadas denuncie entrando em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou com a Prefeitura pelos canais de atendimento da Ouvidoria de Atibaia, por meio do site https://atibaia.1doc.com.br/atendimento ou dos telefones: (11) 4418–7800 (Opção 05) 0800-7733996.