Atibaia injetará mais de R$ 300 mil em projetos voltados ao agronegócio

Programa Inovati 2022 traz mais uma ação inédita, beneficiando empresas locais com ideias voltadas exclusivamente ao setor agrícola. Foto Canva

Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia e atrair novos investimentos para o município, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, injetará mais de R$ 330 mil em projetos de empresas instaladas na cidade, em uma ação exclusiva voltada para o agronegócio. A iniciativa faz parte do Programa Inovati, que tem como objetivo estimular a pesquisa tecnológica no ambiente produtivo, a formação e aperfeiçoamento de recursos humanos e o empreendedorismo de base tecnológica.

As empresas têm até 60 dias para a inscrição de seus projetos, prazo que se encerra no dia 22 de setembro de 2022. Os projetos devem ser protocolados de forma eletrônica, no Atibaia Sem Papel, via 1Doc.

A iniciativa, prevista na Lei Complementar 678 de 2013 e no Decreto 7.440 de 2014, está em consonância com o reconhecimento de Atibaia como Arranjo Produtivo Local – APL de Agronegócio pelo Governo do Estado de São Paulo e visa estimular as empresas instaladas em Atibaia que compõem a cadeia produtiva desse setor a desenvolver e cultivar o uso intensivo de tecnologias baseadas fortemente em conhecimentos técnico-científicos. Buscando fomentar a inovação em processos e no desenvolvimento de novos produtos, o programa possibilita a produção de serviços e produtos de alto valor agregado, assim como ações de formação e especialização dos recursos humanos.

Os produtos com alto valor agregado são aqueles que envolvem processos produtivos complexos, atingindo maior valor de mercado e alta lucratividade quando comparados aos produtos primários, tornando-se estratégicos contra a estagnação da economia presente no atual cenário do país. O município obterá, consequentemente, maior arrecadação, com o benefício de ter pouca área ocupada, através de economia limpa e com baixo impacto ambiental.

O Programa Inovati 2022 está inserido no Conecta Atibaia, ação que tem como objetivo conectar empresas, trabalhadores empreendedores, agronegócio, pessoas em busca de oportunidades, instituições de ensino e pesquisa, turismo e toda cadeia produtiva em um grande e importante hub de Tecnologia & Inovação, com vistas ao presente e, principalmente, ao futuro.