Santa Casa de Atibaia passa a ser administrada por comissão formada por 7 pessoas

O antigo superintendente, Lauro Takao Watanabe, pediu afastamento por motivos de saúde.

 

Nesta segunda-feira (27) o prefeito Emil Ono, junto com o vice-prefeito Fabiano de Lima, o presidente da Câmara, Julio Mendes e a Secretária de Saúde Grazielle Bertolini, realizou uma coletiva de imprensa para explicar as modificações que serão adoradas na Santa Casa de Atibaia a partir de hoje. A coletiva aconteceu no Fórum da Cidadania.

A população tem reclamado muito nas redes sociais sobre a falta de atendimento médico adequado no sistema público de saúde do município. O prefeito Emil Ono foi taxativo ao discordar das críticas que o seu governo não estaria dando atenção ao problema.

 

 

“Nós reconhecemos que temos dificuldades dentro da Santa Casa, mas posso afirmar que é uma coisa muito pontual, porque quando a pessoa coloca na rede social que a administração não está fazendo nada para a saúde eu sou obrigado a discordar. A saúde em Atibaia não está pedindo socorro. No ano passado perdemos o ano todo correndo atrás da Pandemia e este ano já estamos dando início a ampliação dos postos de saúde da cidade. Fizemos e estamos fazendo muita coisa mesmo pela saúde. O Hospital Regional já era para estar pronto se não fosse um partido político da cidade questionar o seu modelo de construção. Seriam 150 leitos há mais”, disse Emil.

“O pronto socorro infantil tem um espaço físico maior que o pronto socorro adulto que fica na parte de baixo, entretanto o atendimento em cima é muito menor, então nós vamos inverter. O PS adulto vai para cima e o infantil vai para baixo. Além disso, onde tem o estacionamento na parte de cima nós vamos criar uma nova estrutura para poder desafogar os demais departamentos”, finalizou Emil.

A Secretária da Saúde Grazielli Bertolini reforçou a necessidade de melhorar a estrutura física da Santa Casa que não cresceu no mesmo ritmo que a população.

“A Santa Casa de Atibaia foi construída no começo do século passado, a população daquela época não é a população atual, a estrutura física ficou pequena para tanta demanda. A Santa Casa tem hoje cerca de 50 leitos. Este governo está trabalhando na resolução do problema que requer uma estrutura maior e melhor que consiga ser efetiva para o nosso município. É importante dizer que a Santa Casa está sobre intervenção há 21 anos. Hoje a Santa Casa atende 12 mil pessoas na porta e uma média de 370 internações mensais. Na avaliação de satisfação, internação, enfermaria, maternidade e UTI, os pacientes têm mais que 80% de satisfação. Os problemas estão na triagem, na chegada a Santa Casa, com estrutura física deficitária”, disse a secretária.

O município custeia 80% do hospital e o restante é estadual e federal. O custo para a Prefeitura é de R$ 41 milhões por ano. As necessidades são muitas, mas o recurso é finito, a Prefeitura também está investindo na saúde mental, entre outras áreas.

O prefeito Emil disse que o processo administrativo será feito, a partir de agora, por uma comissão formada por 7 membros, vinculada a secretaria municipal da saúde e será formada por servidores efetivos de carreira.

A pandemia não terminou e a procura dos sintomáticos respiratórios está em todos os serviços, e a administração esta dando retaguarda na saúde suplementar, embora Atibaia tenha 40% da sua população com saúde suplementar. Uma iniciativa pioneira foi a implantação do atestado sanitário, hoje o munícipe que tem sintomas leves e não necessita de atendimento médico, esta recebendo o atestado sanitário que permite o seu isolamento para a diminuição da transmissibilidade.

Outra coisa que será implantada na nova administração será o SAC exclusivo para a Santa Casa, um instrumento para possíveis reclamações no atendimento

O Prefeito Emil Ono afirmou que após um período de avaliação de 30 dias, uma nova coletiva de imprensa será marcada para informar o andamento das iniciativas de reestruturação da Santa Casa.