Prefeitura de Atibaia anuncia implantação do Programa Municipal de Inclusão Produtiva

Executivo Municipal encaminhará para o Legislativo projeto de lei para inserção profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Escolhida no ano passado para participar de um projeto-piloto do Sebrae direcionado à inclusão socioprodutiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, Atibaia se preparou para a tarefa estruturando um espaço para abrigar as atividades da iniciativa: o Núcleo de Inclusão Produtiva, no Jardim Cerejeiras. O projeto pioneiro colheu os primeiros frutos na última sexta-feira, dia 27 de maio, quando as 80 mulheres que participaram dos cursos de costura e gastronomia receberam seus certificados de conclusão.

A cerimônia, que aconteceu no SEST SENAT, reuniu representantes do Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP), Fundação Getúlio Vargas (FGV), OSCs e outros parceiros nessa iniciativa precursora que busca oferecer a pessoas atendidas pelo Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ações formativas que possibilitem identificar, desenvolver e aperfeiçoar habilidades e competências, de forma a promover a superação de processos de exclusão social por meio da capacitação para o empreendedorismo e para o mercado de trabalho.

Prefeitura de Atibaia anuncia implantação do Programa Municipal de Inclusão Produtiva

Coordenado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fundo Social de Solidariedade de Atibaia e Governo do Estado de São Paulo, o projeto de inclusão produtiva está prestes a se tornar política pública municipal. Durante o evento, o prefeito de Atibaia, Emil Ono, anunciou que nos próximos dias encaminhará à Câmara Municipal projeto de lei instituindo o Programa Municipal de Inclusão Produtiva: “Com a missão de transformar vidas, temos convicção de que esta é uma ação que deve ser perpetuada, tornando-se uma política pública de governo, independentemente de quem esteja no comando”.

Dedicada à tarefa de cuidar das pessoas, sobretudo as mais vulneráveis, a Administração Municipal não tem poupado esforços para garantir direitos, gerar trabalho e renda e diminuir a exclusão social, investindo intensivamente na área de Assistência e Proteção Social com vistas a favorecer o pleno desenvolvimento socioeconômico do município.