Plenitude é “o estado interior de equilíbrio, paz e contentamento”

Ouvir um líder humanitário nestes tempos turbulentos é recurso importante para nossa comprensão do mundo. Prem Baba, que acompanho há cerca de 10 anos, tem percepção de psicólogo e de diretor espiritual. Com base em sua experiência, escreveu artigo com o título “Plenitude é a máscara de oxigênio de tempos turbulentos”. Senti vontade de resumir o texto, porque está muito afinado com os princípios da mediação, como sugestão para vocês.
“Em uma era em que as polaridades são constantemente estimuladas, percebo uma confusão conceitual onde se coloca de um lado as pessoas que estão conscientes da gravidade de tudo o que está se passando no mundo, de todos os problemas e crises que precisam de solução, e de outro lado, as pessoas que buscam o autodesenvolvimento, a espiritualidade e o cultivo da paz. Vejo esse antagonismo como uma distorção; afinal, só é possível contribuir de forma verdadeira para ajudar um mundo necessitado se você primeiramente está em paz consigo mesmo, ou ao menos, buscando um caminho que leve você a esse estado que é sinônimo de plenitude. Da mesma maneira, não é possível estar em plenitude alienando-se da realidade do mundo material”, apontou.
Ele chamou de “plenitude” o estado interior de equilíbrio, paz e contentamento, que independe do que esteja acontecendo no mundo exterior. Seu livro “Plenitude – a vida além do medo” chegou em 2020, começo da pandemia. “Sinto que a compreensão do que é realmente estar em plenitude e o compromisso no desenvolvimento desse estado de espírito é o que possibilitará à humanidade atravessar essa fase com menos sofrimento desnecessário. Não se pode ignorar as grandes mazelas que assolam o mundo neste momento. Vivemos os resquícios da pandemia que ainda não terminou, que trouxe impactos psico-emocionais, sociais e econômicos; a guerra na Ucrânia; a crise climática; e a proximidade da eleição presidencial que, segundo especialistas, tende a ser a mais tensa da nossa história”.
“Vejo a necessidade de assumirmos compromisso com a busca pela paz, que começa primeiro dentro de nós para depois se refletir externamente. A verdadeira busca pela plenitude nasce de um ego consciente que, observando essa realidade exterior, percebe que a única forma de atravessar esse período e, quem sabe, poder contribuir positivamente para o mundo, é se dedicando a desenvolver o estado de plenitude que não se deixa abalar, não importa o desafio que estiver acontecendo”, argumentou.
Prem Baba coloca as perguntas: como transcender às angústias, os vazios mais profundos que nos habitam? Como atravessar aqueles lugares que mais nos assustam dentro de nós mesmos? Como encontrar nossa riqueza interior, aquela que nos preenche independentemente do que esteja acontecendo fora de nós? “Todas as crises provocam o nosso potencial de alguma maneira. Provocam no sentido de estimular, de ativar o nosso potencial. E nós precisamos de coragem e criatividade para encontrar respostas positivas para todos os desafios que as crises nos trazem. Não se perca no medo e se comprometa com seus estudos e práticas para se afinar com a plenitude. Compreendendo que isso é possível se você quiser mesmo. Lembre-se: coloque primeiro a máscara de oxigênio em você, esteja seguro e, a partir desse lugar, contribua para o despertar do mundo à sua volta”.