Luiz Fernando Pugliesi afirma ter grupo político para eleger vereadores e apresentar chapa majoritária em 2024

Ex-vereador e ex-secretário de Governo está atualmente filiado ao PSDB e afirma estar reestruturando partido na cidade.

O Atibaiense – Da redação

Vereador entre 2005 e 2008, presidente da Câmara Municipal em 2008 e secretário de Governo de Saulo Pedroso entre 2017 e início de 2020, Luiz Fernando Pugliesi concedeu entrevista a jornal O Atibaiense na última quarta-feira (1º) e falou sobre a carreira e projetos futuros.
Atualmente filiado ao PSDB, a convite do presidente estadual da sigla, Marco Vinholi, Luiz Fernando explica que deve haver mudança no diretório municipal em breve. O mandato do diretório está vencido e não houve renovação. “O mandato do diretório acabou e havia possibilidade de prorrogação por um ano, não foi feita. Já venceu esse prazo também. A Executiva Estadual aprovou que vai nomear uma executiva provisória na cidade. Vai encaminhar nominata para ter a provisória aqui e essa provisória vai marcar a eleição de um novo diretório. Ainda não foi nomeada a provisória, mas já foi aprovada em reunião da Executiva Estadual do partido. Só não foram feitas ainda todas as nomeações porque estão todos engajados no momento com a eleição deste ano, para as indicações das majoritárias”, explica.
Luiz Fernando acrescenta que pretende organizar um grupo para participar de uma próxima eleição do diretório. “Não sei se serie candidato a presidente do partido. Estamos formando um novo grupo interessante. Temos nomes como a Márcia Bernardes, que veio para o PSDB também a convite de Vinholi. O Adriano Bedore faz parte desse grupo e temos outras pessoas esperando para participar também, inclusive o próprio Prefeito Emil Ono foi convidado a integrar a sigla, acrescentando que o grupo tem condições de fazer vereador em 2024. “Temos nome para majoritária, seja prefeito ou vice-prefeito. É questão de analisar e estudar composições no momento oportuno”.
Em análise sobre seu atual partido, Luiz Fernando pontua que, apesar do PSDB ter histórico de boa votação em Atibaia para candidatos a presidente, senador e governador, no caso de candidaturas locais, o partido não teve força nos últimos anos.
Na cidade, o PSDB fez o vice-prefeito em 2000, que era Mário Inui, vice de Beto Trícoli. Depois, elegeu outros dois vereadores em legislaturas diferentes (o último deles no mandato 2013-2016). E não alcançou resultados satisfatórios nas eleições de 2016 e 2020, com baixa votação. Por isso a decisão da Executiva Estadual para mudanças na cidade.
“Se fosse hoje a eleição, estaríamos prontos para ir para a rua para eleger pelo menos dois vereadores pelo PSDB em Atibaia. Para majoritária temos que analisar cenários”.

ELEIÇÃO DESTE ANO
“Não sou candidato este ano. Estou em projeto empresarial neste momento”, afirma o empresário. “Para deputado federal, creio que Saulo Pedroso será o candidato da cidade, e considero muito bom. Apoio esse projeto. Avaliação dele é boa e tem condições de ser representante da região. É a oportunidade de termos alguém realmente da cidade, que governou Atibaia e conhece as necessidades. É questão de abraçarem a candidatura. É uma oportunidade. Se eleito, vai ser da região, mas Atibaia é muito relevante na região”.
Sobre candidaturas para deputado estadual, diz ter ouvido alguns nomes, não confirmados ainda. “Devemos ter cerca dois, três ou quatro candidatos”.
Luiz Fernando diz que o PSDB não definiu se filiados no município devem votar em candidato do partido. “O compromisso é com quem tiver mais força, mais condições de eleição na região”.
Para o Governo do Estado, o apoio natural de Luiz Fernando é para Rodrigo Garcia, do PSDB. Mas ele analisa que Tarcísio de Freitas também seria um bom governador. “Povo paulista deveria abraçar um dos dois para ser o próximo governador. Sou do PSDB, apoio o Rodrigo Garcia, acho que é um bom administrador. Tudo que governo fez nesses últimos anos tem papel importante do Rodrigo Garcia, ele era o Secretário de Governo. Pela experiência que tenho como Secretário de Governo, é quem faz as coisas andarem na Administração. O trabalho dele tem sido bom como governador também”.

HISTÓRIA POLÍTICA
Vereador de 2005 a 2008 pelo PDT, Luiz Fernando Pugliesi foi eleito o vereador mais votado na época, com 1.519 votos. É autor do projeto que criou a Lei Cidade Limpa na cidade. A lei foi sancionada por ele, em 2008, quando ocupou cargo de prefeito por 15 dias, quando prefeito e vice-prefeito estavam de licença, fora da cidade.
Foi líder do governo por dois anos (na época Beto Trícoli era o prefeito). Diz ter sido convidado para suceder Beto em 2008, mas por compromissos profissionais e pessoais, declinou. Na época, Dr. Denig foi eleito pelo PV.
Em 2012, quando dirigia a Unicidades, foi candidato a prefeito pelo PV. Saulo Pedroso venceu a eleição aquele ano. Luiz Fernando focou na carreira profissional e voltou para a política em 2017, a convite de Saulo, para ser secretário de Governo. “Foi uma experiência única. Nunca tinha estado dirigindo alguma área no Executivo. A Secretaria de Governo é uma das mais importantes, interage com Legislativo, Judiciário, interage com toda as secretarias e setores da Prefeitura. Saí após 3 anos quando houve entendimento para os candidatos do grupo se posicionarem. Eu, Emil Ono e Lucas Cardoso nos colocamos como possíveis candidatos e me desincompatibilizei no período exigido”.
Luiz Fernando cita muitas realizações do período em que esteve no governo, uma delas o Atibaia Sem Papel. “Houve modernização do atendimento do cidadão e processo administrativo sem papel. Esse foi grande avanço”.
Para o empresário, Emil tem feito bom mandato. “Cidade do tamanho de Atibaia não pode ser administrada por qualquer um. Emil está fazendo um governo estável. Não sou muito próximo dele, nunca tive a mesma aproximação que tive com o pai dele (Takao Ono foi vereador com Luiz Fernando). Emil sabe como conduzir o governo, está administrando bem”, analisa.