Setor de franquias gerou cerca de 1,5 milhão de empregos diretos

Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com cerca de 1,5 milhão de empregos diretos.

Wagner Casemiro

Quem circula por Atibaia e outras cidades da região, pode constatar uma realidade que se consolidou nos últimos anos, mesmo com pandemia e crise econômica. O setor de franchising já recuperou grande parte dos impactos da pandemia, segundo a associação brasileira do segmento. As franquias registraram um crescimento de 10,7% em 2021 –, atraindo cada vez mais investidores. O volume total de unidades cresceu 9,1% no ano passado. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil unidades no País, com cerca de 1,5 milhão de empregos diretos.
A Associação Brasileira de Franchising acredita que o segmento está vivendo a retomada, o que a faz apostar em match mais acurado entre redes de franquias em expansão e empreendedores em busca de negócios de sucesso. Segundo a diretoria da entidade, algo mudou: os candidatos estão encontrando redes muito mais resilientes, digitalizadas e com mais canais de venda pelas lições da pandemia, o que é muito positivo para o desenvolvimento do setor nos próximos anos. De outro lado, um mercado de trabalho ainda em ritmo lento de recuperação e uma crescente cultura empreendedora devem trazer também uma nova geração de empreendedores. “Com isso, esperamos gerar ainda mais negócios”, afirmou André Friedheim, presidente da ABF, referindo-se à principal feira desse setor, prevista para junho.
“Quem investe em uma franquia já parte com vantagens muito importantes em relação a um negócio isolado. Isso porque, além da menor taxa de mortalidade, adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Tem acesso também a processos, tecnologias, fornecedores, poder de compra, ações compartilhadas, experiência vivida na pandemia e o conhecimento de um empresário mais experiente, o franqueador. Por fim, opera com uma marca já reconhecida que ajuda na atração de clientes e no desenvolvimento de inovações”, ressaltou André Friedheim.
Há franquias com investimento inicial a partir de R$ 10 mil até mais de R$ 2 milhões, de segmentos variados como Alimentação, Moda, Serviços Educacionais, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção, Entretenimento, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Serviços Automotivos e Comunicação, Informática e Eletrônicos (Tecnologia). As microfranquias contam com redes cujo investimento inicial é de até R$ 105 mil. Os empreendedores contam com fornecedores do sistema de franchising a exemplo de ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros. As startups já oferecem soluções para o setor.
Outro fator muito importante que favorece o setor é o de oportunidade de emprego geradas pelo mercado de franquias. De 2019 para 2021, gerou-se 3,9% mais empregos, batendo em 2021 a marca de 1.411.319 postos de trabalho.

* Wagner Casemiro é Secretário Municipal de Habitação de Atibaia, Professor Universitário Especialista em Administração, Contabilidade e Economia e Representante do CRA – Conselho Regional de Administração Atibaia.