Período de seca tem queda no volume do Sistema Cantareira

As represas do Sistema Cantareira apresentam menor índice para a época desde 2016. Com previsão de poucas chuvas, tendência é de queda. Foto divulgação Sabesp

O Atibaiense – Da redação

Abril deu início ao período mais seco do ano, quando alguns problemas afetam a população e demandam atenção das autoridades. Um deles é a falta de chuvas e riscos de desabastecimento de água. Há ainda aumento nos focos de queimadas.
O Sistema Cantareira, por exemplo, apresentou no início do mês o menor volume armazenado para o período desde 2016. Segundo os dados disponibilizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), nesta sexta-feira (29) o Cantareira estava com 44,1% da capacidade. No mesmo dia em 2021, estava em 50,9%.
Também há queda com relação a um mês atrás. Em 29 de março o volume era de 45,3%.
O Sistema Cantareira não afeta diretamente o abastecimento de Atibaia, mas é um indicativo de que a falta de chuvas pode também afetar o volume de água do Rio Atibaia e do Córrego do Onofre.
Atualmente a região mais preocupante para abastecimento na cidade é a do Caetetuba, Cerejeiras e Imperial, atendidos pela estação de tratamento de água da SAAE que capta a água do Onofre.
Em janeiro, a superintendente da SAAE explicou, em entrevista ao jornal O Atibaiense, que o sistema de abastecimento estava, na ocasião, trabalhando no limite, especialmente em dias de sol. Como as temperaturas continuaram altas neste mês de abril, a tendência é que as pessoas continuem consumindo mais água, especialmente por causa do ar seco.
Em dezembro e janeiro, foi necessário inclusive diminuir a pressão da água à noite para dar tempo de os reservatórios encherem.
O que pode ajudar no abastecimento neste período seco do ano é a entrega da ETA Central, que vai permitir aumentar o abastecimento. A previsão é de funcionamento a partir de junho.
A SAAE tem realizado, especialmente nas redes sociais, campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.

QUEIMADAS
Outro problema que começa a ser enfrentado é o das queimadas. À beira das rodovias Fernão Dias e Dom Pedro I já são comuns os focos. Em Atibaia, na região do bairro do Tanque, na Fernão Dias, tem sido comum motoristas já perceberem cheiro forte de fumaça. Na tarde de quinta-feira (28), no trecho de Mairiporã, a rodovia chegou a ser interditada pois uma forte fumaça de um incêndio da vegetação à beira da via invadiu as faixas de rolamento, bloqueando a visibilidade.
Na área urbana, já são vistos alguns focos de incêndio, apesar da proibição por lei municipal.
O uso indevido de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo e restos de poda são crimes passiveis de multa, de acordo com a lei municipal nº 4.606, de 11 de julho de 2018. É possível denunciar a prática pelos canais de atendimento da Ouvidoria Municipal. As denúncias podem ser feitas no site https://atibaia.1doc.com.br/atendimento, pelo aplicativo WhatsApp – enviando uma mensagem para o número (11) 9.5610-4538 ou pelo link https://wa.me/message/JWH4MCM5SKROI1 –, ou ainda pelo aplicativo “1Doc Atendimento”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e Apple Store (iOS).