Investimentos da Prefeitura em Educação mantêm Atibaia como referência na área

Município alcançou nota 7,4 no Ideb, a maior já conquistada pela cidade, liderando toda a região, e ainda obteve 5,7 no Ioeb, seu maior índice na série histórica e segue investindo pesado na educação.

Atibaia continua sendo uma referência na área de Educação, com evolução constante de seus indicadores. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, o município alcançou no ano de 2019 a nota 7,4 – a maior já conquistada pela cidade, que lidera toda a região; e em 2021 Atibaia ainda obteve 5,7 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), seu maior índice na série histórica e bem acima da média nacional, de 5,03. Além disso, em 2021 o município recebeu o Selo Compromisso com a Educação, concedido pela ONG Todos pela Educação a cidades que priorizam a Educação na gestão pública. Essas conquistas, entre inúmeras outras, demonstram os avanços na área educacional em Atibaia e ratificam o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura.

Entre os investimentos mais recentes promovidos pelo Governo Municipal estão a construção de duas novas creches, no Tanque e no Alvinópolis, garantindo 360 novas vagas para a população; a ampliação do período integral, de 7 para 14 unidades escolares em 2022, beneficiando mais 1.300 alunos; e a reforma de 28 unidades escolares, com mais de R$ 4,7 milhões investidos.

A Prefeitura também finalizou o projeto para a construção do Centro Integrado de Educação Municipal (CIEM) III, no Caetetuba; adquiriu uma área, no bairro do Portão, para a construção do CIEM IV; realizou a desapropriação de um galpão, no bairro Atibaia Jardim, para a implantação da Divisão de Alimentação e Nutrição; e concluiu a ampliação da cozinha e reforma da Escola Professora Maria Helena Faria Ferraz.

Diversas outras obras também estão em andamento ou previstas, como: reforma e ampliação da Escola Educador Paulo Freire; ampliação da Creche Comunitária Mãe Natureza; reforma e cobertura da quadra da Escola Nize de Souza Barbosa Paccini; reforma e cobertura da quadra da Escola Catarina Maria dos Reis; reforma, cobertura da quadra e ampliação da Escola Professora Walda Paolinetti Lozasso; construção de quadra coberta e ampliação da Escola André Franco Montoro; e cobertura da quadra esportiva da Escola Rita Lourdes Cardoso Almeida Alvim.

O transporte escolar também vem recebendo grande atenção do Poder Executivo Municipal, que investiu na aquisição de cinco novos ônibus e quatro vans adaptadas para renovação da frota e ampliação do transporte escolar, que também passou a ser oferecido para alunos residentes no Complexo Residencial Jerônimo de Camargo.

A Administração Municipal ainda investiu na contratação de mais de 140 profissionais de educação e 70 estagiários, além de ter aumentado o repasse financeiro para as creches comunitárias objetivando a contratação de mais profissionais também nestas unidades, possibilitando a ampliação do número de vagas oferecidas; e também promoveu a aquisição de mobiliário específico e destinado ao desenvolvimento infantil para todas as creches municipais e comunitárias (inspirados na Abordagem Pikler), além da contratação de formação pedagógica específica para esta etapa de ensino através da parceria com o Programa Diálogos Embalados.

A inovação tecnológica também integra a pauta de investimentos na área da Educação realizados pela Prefeitura, que lançou o Programa EduConecte Atibaia, com entrega de dez mil tabletes para os alunos, contando com plataforma de ensino online e formação pedagógica para professores e gestores. Além disso, houve a contratação de sistema tecnológico para informatização de toda escrituração escolar; integração de toda a Secretaria de Educação nas atividades pedagógicas, o que também proporcionará uma gestão ainda mais rápida e eficiente e uma maior interação dos pais de alunos, por meio de acesso remoto, na rotina de desempenho dos filhos na escola.