Saiba como vai funcionar acesso à Pedra Grande no dia 1º de maio

Acessos estarão fechados no período noturno e não será permitida a permanência na área do monumento fora do horário de funcionamento e visitação.

Curtir o Primeiro de Maio desfrutando da paisagem oferecida pela Laje da Pedra Grande pode ser uma boa pedida para o fim de semana do Dia do Trabalhador, mas é necessário ficar atento aos horários de visitação do Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra Grande para aproveitar bem o passeio. A Fundação Florestal informa que os acessos por trilha e pela estrada estarão fechados no período noturno e não será permitida a permanência de visitantes fora do horário de funcionamento, que será das 8h às 19h na entrada pela Estrada da Pedra Grande – com fechamento do acesso às 18h – e das 8h às 16h na entrada da Trilha da Minha Deusa (com retorno até as 17h).

A Fundação Florestal, responsável pela gestão do MONA e do Parque Estadual do Itapetinga, informa ainda que não será permitido acampar ou pernoitar na área da Pedra Grande e arredores, o que inclui os acessos pelas trilhas e pela estrada. As medidas, previstas no Plano de Uso Público da unidade de conservação, objetivam proteger a biodiversidade existente ao promover um bom uso dos atrativos naturais, atitude fundamental para diminuir o impacto provocado pela visitação.

Agentes da Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar atuarão em conjunto com a Prefeitura de Atibaia e a Guarda Civil Municipal (GCM) para realizar uma operação especial de controle e monitoramento da área entre os dias 30 de abril e 1º de maio. A ação procura oferecer orientações aos visitantes, promover o respeito às regras e garantir a segurança no local.

Modernização, preservação e segurança
Um dos principais atrativos turísticos de Atibaia, a Pedra Grande recebe mais de 100 mil visitantes por ano. Com o objetivo de tornar a visitação mais segura e minimizar os impactos ambientais que ela acaba provocando, o Plano de Uso Público do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande estabelece uma série de ações para disciplinar a visitação na unidade de conservação. Em janeiro, um espaço de estacionamento foi organizado no primeiro platô da Laje, limitando o acesso ao segundo e terceiro platôs.

Além disso, a Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Turismo, vem trabalhando em um projeto para modernizar e melhorar o acesso à região que prevê a colocação de pisos ecológicos, intertravados e apropriados para absorção da água pelo solo, e ainda contempla banheiros, posto de atendimento, informações aos munícipes e turistas, cancelas e seguranças para proteção do meio ambiente e controle do fluxo de pessoas, capacidade de carga e horário de funcionamento, entre outros recursos que possibilitam mais conforto, acessibilidade, mobilidade e segurança, sem descuidar da preservação ambiental.