Projeto do Fundo Social de Atibaia é destaque na região

Atualmente há cerca de 200 pontos de coleta da Tampinha do Bem espalhados por Atibaia, em diferentes locais.

O Atibaiense – Da redação

Nesta edição o jornal O Atibaiense entrevista a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Atibaia, Tamy Ono, que conversou com a nossa redação sobre uma iniciativa responsável por garantir ajuda a quem mais precisa no município de uma maneira inusitada, incentivando a sustentabilidade por meio da arrecadação de tampinhas de plástico: a Tampinha do Bem!

Tamy, qual o objetivo da Tampinha do Bem?
Com a Tampinha do Bem o Fundo Social de Atibaia busca estimular a reciclagem de tampinhas de plástico, que são itens muitos comuns no nosso dia a dia e, ao mesmo tempo, promover uma ação beneficente, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Como funciona essa iniciativa?
As tampinhas recebidas pelo Fundo Social de Atibaia são repassadas a uma empresa parceira, a Lar Plásticos, que então pesa o material coletado e reverte o valor em itens para doação ao FSS.
Na Lar Plásticos as tampinhas são recicladas e o material é usado na fabricação de lixeiras, contêineres, carrinhos coletores, paletes, mesas, cadeiras, vasos, entre outros produtos.
Alcançamos juntos uma cadeia produtiva que alia solidariedade e sustentabi-lidade. É um modelo circular de produção e consumo em que as tampinhas plásticas que seriam descartadas como lixo retornam como matéria-prima, garantindo benefícios não só ambientais, mas também econômicos e sociais para Atibaia.

E como surgiu a Tampinha do Bem?
Quando o Fundo Social iniciou esse trabalho, em maio de 2021, a meta era arrecadar cobertores para o inverno, por isso a iniciativa recebeu, naquele primeiro momento, o nome de “Tampinha doada, família aquecida”. Mas o sucesso dessa campanha foi tanto que nós decidimos tornar a arrecadação de tampinhas de plástico uma ação permanente na cidade.
Já é possível dimensionar os resultados dessa iniciativa?
Sim! Desde que a Tampinha do Bem foi criada, em maio do ano passado, já conseguimos arrecadar mais de dez toneladas de tampinhas plásticas e todas elas foram revertidas em alguma forma de ajuda às pessoas que mais precisam em Atibaia, garantindo, por exemplo: a doação de cobertores na Campanha de Inverno; de chocolates no Dia das Crianças; e de panetones no Natal.
É muito gratificante para Atibaia, sobretudo para a nossa equipe do Fundo Social, que hoje a Tampinha do Bem seja uma realidade já consolidada na rotina de todos, uma ação permanente na cidade. Encontramos uma nova forma de promover assistência social, solidariedade e sustentabilidade, e é motivo de muito orgulho para todos nós que essa iniciativa esteja servindo de inspiração para mais pessoas, empresas e municípios interessados em garantir uma sociedade e um mundo melhor.

E de que forma a população pode colaborar com a Tampinha do Bem?
A arrecadação das tampinhas plásticas acontece ao longo do ano todo, sempre com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede socioassistencial do município.
De janeiro a março deste ano, por exemplo, fizemos a arrecadação de tampinhas para troca por chocolates para a Páscoa, somando 2.449 quilos de tampinhas que foram revertidas em 248 ovos de Páscoa. E após a Páscoa a arrecadação de tampinhas será voltada à Campanha de Inverno mais uma vez.
Atualmente há cerca de 200 pontos de coleta da Tampinha do Bem espalhados por Atibaia, em diferentes locais: feiras livres, escolas, creches, colégios, igrejas, postos de saúde, condomínios, secretarias municipais e estabelecimentos comerciais.
Quem estiver interessado em colaborar pode levar as doações ao Fundo Social ou entrar em contato para mais informações: a sede do FSS fica na Avenida São João, nº 613, Centro (também acessível pela entrada de veículos pela Av. Jerônimo de Camargo); telefone (11) 4412-8220 e e-mail fundosocial@atibaia.sp.gov.br .