Óleo essencial de hortelã-pimenta no tratamento de alopecia androgenética

 

Os cabelos desempenham um papel fundamental na vida dos seres humanos protegendo a cabeça contra raios solares, ainda assim, a ausência deles não um fator de risco para a vida humana, porém, a sua falta gera consequências negativas, sendo a principal delas o desequilíbrio psicológico. A alopecia Androgenética advém de componentes hereditários, presença de hormônios andrógenos e idade, independente do sexo. É caracterizada por alteração no ciclo de crescimento capilar levando a miniaturização folicular progressiva com transformação de fios terminais em velos e produção de hastes capilares mais curtas, finas e menos pigmentadas. O óleo essencial de Hortelã-pimenta possui diversas terapêuticas, dentre elas, o aumento da permeação cutânea e aumento da circulação sanguínea.
Uma pesquisa realizada aponta a semelhança do óleo essencial de Hortelã-pimenta com o Minoxidil (atual padrão de tratamento da alopecia), tendo o óleo essencial um desempenho superior ao Minoxidil a 2%. Isso porque o óleo essencial possui em sua composição o mentol que é um intensificador de penetração. Ele facilita a permeação pelo estrato córneo melhorando a circulação sanguínea e com risco toxicológico baixo comparado ao minoxidil.
Silva Santos, F.; França da Cruz, H.; Medeiros Dantas, K. N. Óleo essencial de hortelã-pimenta no tratamento de alopecia androgenética: revisão bibliográfica.

Quer saber mais sobre os benefícios dos óleos essenciais? Consulte um Aromaterapeuta capacitado.
Abraços e até a próxima semana!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica