A Semana André Carneiro acontece no mês de maio em Atibaia

Estes eventos serão lembrados na 9ª edição da Semana André Carneiro, que acontecerá de 06 a 12 de maio.

No ano em se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 22 é bom lembrar que Atibaia traz forte ligação com o evento. Poucos sabem, mas o Modernismo fez parte da formação de nossa identidade cultural. De 1949 a 1951 foi produzido na cidade o jornal literário “Tentativa”, que reuniu os maiores expoentes das gerações modernistas de 1922, de 1930 e de 1945. Ele veio à luz como encarte no centenário “O Atibaiense”.
Provavelmente o jornal passou despercebido por boa parte da população, indiferente às propostas arrojadas de um grupo de intelectuais que teimavam em trazer a modernidade para as pacatas ruas do município. Criado pelo artista André Carneiro, sua irmã Dulce Carneiro e o amigo César Mêmolo Junior, “Tentativa” em pouco tempo passou a representar em suas páginas as posições da chamada “Geração de 45”, extensão da Semana de 22, tornando-se importante representante desse movimento.
Com isso “Tentativa” extrapolou os limites geográficos do município e ganhou o mundo, sendo considerado na época o melhor jornal literário do país. Em suas páginas textos e poemas inéditos de colaboradores como Domingos Carvalho da Silva, Lorival Gomes Machado, Cassiano Nunes, Sérgio Millet, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Otto Maria Carpeaux, Guilherme de Almeida, José Lins do Rego, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes, Henriqueta Lisboa, Lêdo Ivo, Emílio Moura, Lygia Fagundes Teles, Autran Dourado, José Paulo Paes, Décio Pignatari e muitos outros.Em 1950, e depois em 1955, os mesmos artistas que produziram “Tentativa” organizam duas exposições de arte moderna em Atibaia, uma no Clube Recreativo Atibaiano e outra no Cine Itá, recém-inaugurado. Participaram destas exposições artistas plásticos como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Sergio Milliet, Aldemir Martins, Aldo Bonadei, Cícero Dias, Flávio de Carvalho, Flexor, Maria Leontina, Milton Dacosta, Quirino da Silva, Walter Lewy, Oswald Andrade Filho, Guinard, Lothar Charoux, Franz Weissmann, Geraldo de Barros, Lívio Abramo, João Luiz Chaves, Carlos Scliar, Oswaldo Goeldi, AthosBulcão além do próprio André Carneiro e Dulce Carneiro. Todos com obras originais.
Estes eventos serão lembrados na 9ª edição da Semana André Carneiro, que acontecerá de 06 a 12 de maio. Na programação exposições, palestras, bate papo, lançamentos, exibições de filmes, debates e muito mais. Esta edição será hibrida com eventos online e outros presenciais, mas de forma segura, dentro dos protocolos sanitários que a situação exige. A realização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia, do Coletivo André Carneiro e do Instituto de Arte e Cultura Garatuja. Agende e participe!