Fundo Social de Solidariedade de Atibaia apresenta Tampinha do Bem para municípios da região

Desde que foi lançada, em maio de 2021, iniciativa já arrecadou quase sete toneladas de tampinhas plásticas, todas revertidas em alguma forma de ajuda às pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

Na tarde da última terça-feira (22) o Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, em parceria com a empresa Lar Plásticos, apresentou para diversos municípios da região uma iniciativa lançada na cidade e que em pouco tempo já se tornou uma referência de política pública por unir solidariedade e sustentabilidade: a Tampinha do Bem. Conforme o Fundo Social, a proposta é incentivar a reciclagem de tampinhas de plástico – itens comuns no dia a dia das pessoas, mas também bastante prejudiciais ao meio ambiente – e, ao mesmo tempo, promover uma ação beneficente, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Durante o encontro realizado em Atibaia, no auditório do Fórum Cidadania, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do município, Tamy Ono, relatou às representantes dos municípios vizinhos o funcionamento da Tampinha do Bem: uma cadeia produtiva que alia solidariedade e sustentabilidade, com as tampinhas sendo recebidas pelo Fundo Social e repassadas a uma empresa parceira, a Lar Plásticos, que então pesa e compra o material coletado, revertendo o valor que seria gerado em renda para providenciar a aquisição dos itens solicitados pelo Fundo Social.

Desde que a Tampinha do Bem foi criada, em maio de 2021, o Fundo Social de Atibaia conseguiu arrecadar quase sete toneladas de tampinhas plásticas, todas revertidas em alguma forma de ajuda às pessoas que mais precisam em Atibaia, garantindo, por exemplo: a doação de cobertores na Campanha de Inverno; de chocolates no Dia das Crianças; e de panetones no Natal. Hoje, a arrecadação de tampinhas de plástico é uma ação permanente na cidade e há cerca de 200 pontos de coleta espalhados por Atibaia, em diferentes locais: feiras livres, escolas, creches, colégios, igrejas, postos de saúde, condomínios, secretarias municipais e estabelecimentos comerciais.

“É muito gratificante para Atibaia, sobretudo para a equipe do Fundo Social, que hoje a Tampinha do Bem seja uma realidade já consolidada na rotina de todos, uma ação permanente na cidade. Encontramos uma nova forma de promover assistência social, solidariedade e sustentabilidade, e é motivo de muito orgulho para todos que essa iniciativa esteja servindo de inspiração para mais pessoas, empresas e municípios interessados em garantir uma sociedade e um mundo melhor”, ressaltou Tamy Ono.

Para o diretor Administrativo da Lar Plásticos, André Novelli, “o propósito da empresa, além de atuar para o reaproveitamento do plástico como matéria-prima, é auxiliar para que campanhas como essa sejam bem-sucedidas. Estamos felizes pela parceria e com a ampliação da ação em cidades da região”, afirmou.

O Fundo Social de Solidariedade de Atibaia ressalta que a arrecadação das tampinhas plásticas acontece ao longo do ano todo, sempre com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede de Assistência Social de Atibaia. No momento, por exemplo, o desafio da Tampinha do Bem é arrecadar tampinhas para trocar por chocolates para a Páscoa.

Entre as representantes dos municípios da região presentes no encontro em Atibaia estiveram: a presidente do Fundo Social de Bom Jesus dos Perdões, Eliana Guerra; a presidente do Fundo Social de Bragança Paulista, Francine Pereira; a primeira-dama de Joanópolis, Roberta Becari; a presidente do Fundo Social de Nazaré Paulista, Priscila Almeida; a primeira-dama de Piracaia, Fernanda Tessaro Cintra; e a primeira-dama de Campo Limpo Paulista, Mara.