Material auxilia na participação em reuniões virtuais

A pandemia de Covid-19 trouxe uma nova realidade a todos os participantes do sistema judiciário: magistrados, servidores, advogados, defensores públicos, integrantes do Ministério Público e partes. “Todos precisaram se adequar às medidas de distanciamento social e à consequente necessidade de realização de reuniões, audiências e sessões de julgamento on-line. Para ajudar, o Tribunal de Justiça elaborou material com dicas corporativas para melhorar a experiência de todos. No material há, inclusive, opções de tela de fundo customizadas, que podem ser utilizadas em qualquer plataforma”, informou release postado no site do TJSP.
Entre as sugestões, estão a checagem dos equipamentos, informações sobre problemas com interferências e comportamento no ambiente on-line. Um ponto de atenção, por exemplo, é a qualidade da chamada. Por isso, o TJSP orienta que o participante, antes de acessar a sala de reunião, verifique a conexão e o funcionamento de ferramentas como câmera, microfone e som. A escolha do local também é importante: opte por ambiente bem iluminado, sem circulação de pessoas e de fundo neutro, para evitar a exposição ou criar distrações nos demais participantes. No material há, inclusive, opções de tela de fundo customizadas, que podem ser utilizadas em qualquer plataforma.
A preparação é ressaltada: caso algo esteja errado e não dê tempo de consertar, avise aos participantes da reunião com a antecedência máxima possível. Antes de entrar em qualquer chamada de vídeo, verifique se o aplicativo está atualizado e se estão funcionando tanta a câmera quanto o microfone, o áudio e a conexão com a internet. O guia indica que se deve escolher ambientes com boa iluminação e fundo neutro para evitar expor a privacidade ou criar distrações para os demais participantes. Alguns aplicativos oferecem o recurso de desfoque ou troca de plano de fundo. Baixe os oficiais do TJSP para videoconferências.
“Mantenha registro das reuniões. As informações são importantes para fins estatísticos e de pesquisa futura. Os bons resultados são essenciais para o objetivo principal do Judiciário
paulista de levar, presencial ou virtualmente, a Justiça para o cidadão”, aponta o manual, que é uma espécie de resumo de ética corporativa.
Quais os requisitos tecnológicos para sessões por videoconferência? As sessões de conciliação por videoconferência, desenvolvidas pelo CEJUSC, são realizadas pela ferramenta Microsoft Teams, sendo necessário dispor dos seguintes itens: telefone celular ou computador (notebook ou desktop) com câmera de vídeo e microfone; acesso à Internet; endereço de e-mail ativo; e instalação do aplicativo Microsoft Teams.

* Luiz Gonzaga Neto é jornalista, analista em comunicação da Câmara de Atibaia e blogueiro, autor de brincantedeletras.wordpress.com. Esta coluna pode ser lida também no site do jornal O Atibaiense – www.oatibaiense.com.br.