Bragança Paulista não registra enchentes em janeiro de 2022 

Obras no Lavapés, piscinões e limpeza de ribeirões apresentaram bons resultados, mesmo com 339 mm de chuvas em janeiro

Os investimentos em obras de combate às enchentes, iniciado desde o primeiro ano de mandato do Prefeito Jesus Chedid e do Prof. Amauri Sodré, começaram a dar os primeiros frutos: neste mês de janeiro de 2022, Bragança Paulista não registrou enchentes pela primeira vez nos últimos seis anos.

De acordo com a Defesa Civil do Município, em janeiro de 2022 choveu 24% a mais que em 2021 – foram anotados 339,4 mm de chuva em janeiro deste ano e 273,78 mm em janeiro de 2021, e mesmo assim não houve casos de enchentes e alagamentos.

Em 2017, logo no início da gestão, fortes chuvas alagaram a Avenida Alberto Diniz pela primeira vez na história. Também foram registradas enchentes na Vila Malva, Avenida José Gomes da Rocha Leal, Santa Helena (Rua Francisco Luigi Picarelli), Avenida Antônio Pires Pimentel, região da Rodoviária Velha, Rua Tupi, Lavapés (região da Praça Luiz Apezzato e Praça da Bíblia), Rua Jeronimo Martin Carreteiro, Avenida Alberto Diniz, entre outras. Isso se repetiu nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021.

No entanto, a Administração Municipal, empenhada em minimizar os impactos das chuvas à população, trabalhou desde o início da gestão para enfrentar essa problemática e as sérias consequências de anos sem as devidas manutenções e limpeza nos córregos e bueiros e obras necessárias de drenagem que deveriam ser feitas com o crescimento da cidade.

Em agosto de 2019, a Prefeitura lançou o grande “Projeto de Combate às Enchentes”, assumindo o compromisso de “acabar com os alagamentos e com as enchentes”.

Desde então, diversos serviços foram realizados como limpeza de córregos e ribeirões, permitindo melhor escoamento da água, além a limpeza dos bueiros. Mas o que fez mudar definitivamente o panorama foi a implantação dos reservatórios de detenção de cheias, popularmente chamados de “piscinões”.

 

O primeiro piscinão instalado foi no Jardim Santa Helena. A Prefeitura desapropriou a área de cerca de 6.000 m² situada no cruzamento da Rua Francisco Luigi Picarelli com a Avenida Salvador Markowicz, onde já existia um lago. Ano após ano, enchentes afetavam moradores na região. Nos últimos anos, não houve um registro sequer de alagamento ou enchente naquela área. No Lago do Taboão, que foi desassoreado, também foram realizadas obras para conter o assoreamento, com a execução da Bacia de Sedimentos (na cabeceira Sul – região da Terra da Magia), Caixa de Contenção (na rotatória São Francisco).

Em 2020, uma grande obra foi realizada na Praça Chico Major, no Lavapés, também com objetivo de prevenção de enchentes. Nas obras realizadas no local, para ampliar a canalização do Ribeirão Lavapés, foram implantadas 155 aduelas, além da execução de serviços como a implantação e manutenção de guias, sarjetas e bocas de lobo. Também não houve neste janeiro de 2022 registro de enchentes e alagamentos.

No final de 2021, antes do período das chuvas de verão, a Prefeitura concluiu o “Piscinão Califórnia”, construído às margens da Avenida Alberto Diniz, e que já mostrou ser eficaz em casos de chuvas fortes. Neste mês de janeiro, também não houve registro de alagamentos na região do Jardim Califórnia e Vila Malva, que sofriam com as chuvas, e o mesmo aconteceu na Rua Tupi.

Obras também estão sendo realizadas na Rua José Domingues e Travessa Araci. Com esse serviço, a água da chuva deixará de passar em grande volume pela Avenida José Gomes da Rocha Leal, desembocando direto no ribeirão, bem como obras de drenagem na referida avenida.

Mas o trabalho para o combate não para. A Prefeitura tem mais projetos para a região da Avenida José Gomes da Rocha Leal, inclusive já declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação, áreas para a realização de obras para o combate a inundações na área da Rua 19 de Abril. Além disso, em breve, a Prefeitura trabalha para encontrar a melhor forma para resolver os alagamentos na região da Avenida Euzébio Savaio. O Executivo também aguarda decisão judicial para dar continuidade às obras do Lago do Orfeu, que também será uma espécie de “piscinão” para evitar os alagamentos na região do Ferroviários e Rua Tupi.

“Há muito ainda a se fazer para Bragança Paulista ter sossego nas temporadas de chuvas e tenho certeza que vamos fazer. Nós assumimos o compromisso com a população de acabar com as enchentes e com muito trabalho, iremos conseguir, se Deus quiser”, afirmou o Prefeito Jesus Chedid.