Quase 2 mil documentos aguardam retirada nos Correios do Interior de SP

Para ajudar o cidadão a recuperar seus documentos pessoais perdidos, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos. Criada há mais de 30 anos, a solução tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos.

Somente em 2021, Os Correios receberam, em suas agências, quase 90 mil documentos perdidos. Em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil. No Interior do estado de São Paulo, ao longo do ano passado, mais de 8,6 mil documentos foram cadastrados e disponibilizados nas agências dos Correios. No momento, quase 2 mil aguardam retirada.

Do total cadastrado no Brasil, pouco mais de 3% é resgatado pelos proprietários. Os documentos não procurados são remetidos aos órgãos emissores. Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país.

No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 5,95 pelo serviço.

Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o mesmo seja enviado à agência mais próxima. Já os documentos não procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.

Balcão do Cidadão – O serviço Achados e Perdidos é mais uma conveniência disponível nas agências dos Correios. A empresa já presta vários serviços ao cidadão, como a emissão, regularização e alteração de CPF; e emissão de certificado digital. Por meio da iniciativa Balcão do Cidadão, os Correios estão ampliando a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências em suas agências. É uma oportunidade para órgãos públicos e empresas que querem potencializar a prestação de multisserviços por meio da infraestrutura e da capilaridade das unidades de atendimento da estatal.