O óleo essencial de Cipreste – Cupressus sempervirens

Priscila Torres

 

Cupressus sempervirens: sempervirens deriva do latim: “sempre verde”. Considerada a planta “guardiã da vida eterna.”
O cipreste é uma conífera que pertence a família Cupressaceae, originário das regiões mediterrâneas.
Na mitologia grega essa planta é associada a Cyparus, príncipe de Chipre, que inconsolado e incapaz de perdoar-se por ter matado inadvertidamente um servo sagrado pelo elfos durante uma caçada, pede a Zeus pela morte. Após sua morte, é transformado em um cipreste.
Os antigos dedicaram essa planta à Plutão, deus do império dos mortos, por isso na Europa é de costume plantar cipreste na entrada dos cemitérios, em reverência a ressurreição, ao autoperdão e ao poder de amparo à dor da perda.
Fazia parte da matéria médica egípcia. Sua madeira amarela avermelhada, praticamente incorruptível, era usada a fabricação de sarcófagos para conservar as múmias.
Na Aromacologia é o óleo essencial da transformação. Símbolo da verticalidade,muito utilizado em casos onde a nostalgia e os imprints do passado são onipresentes e impedem o fluir da vida.
Na antroposofia, este aroma é indicado para ajudar aqueles que estão dispersos, desconcentrados. Diz-se que reforça o essencial, aportando identidade e segurança.
Traz proteção energética para aqueles que sentem-se inseguros ou perderam o propósito. Pode ser usado para se obter suporte e força para seguir em frente.
Auxilia a transformação psicológica, traz aceitação, apaziguando os conflitos e desfazendo as culpas internas, eliminando mágoas e tristezas antigas.
Este óleo essencial possui frequências que estão em transição entre o mundo físico e o espiritual, por isso pode ser usado para dar assistência durante a passagem do plano físico para o espiritual. Ajuda na superação da perda de entes queridos aportando conforto ao coração.
Pode ser usado 2 gotas no colar aromático e é desaconselhável o uso durante a gestação.
Referências: terra flor
Abraços aromáticos e até a próxima semana!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica