Sem jogar na cidade, SC Atibaia vai se mudar para Leme e abandonará nome

Criado em 2005, o SC Atibaia teve mais de um dono em sua história e no momento disputa o Campeonato Paulista da Série A2.

Rodrigo Seixas

A cidade de Atibaia agora não terá mais um clube de futebol profissional. O então Sport Club Atibaia vai se mudar para a cidade de Leme (SP). Após vazar nos bastidores informações sobre a mudança de sede do clube, o presidente do Atibaia, Alexandre Barbosa, resolveu gravar um vídeo, publicado na segunda-feira, 29 de novembro, onde respondeu perguntas da imprensa e confirmou que o clube está deixando a cidade e indo para Leme. “Realmente estamos mudando de sede, agora pela última vez em nossa história”, afirmou o presidente.

Criado em 2005, o SC Atibaia teve mais de um dono em sua história e no momento disputa o Campeonato Paulista da Série A2. A mudança inclusive ocorre a menos de dois meses do início do Paulista A2 de 2022, com início marcado para o dia 26 de janeiro. Além da mudança de local de disputa dos jogos, o clube, mudará nome, hino e cores. A possibilidade maior é que o time passe a adotar o nome de Lemense.

Já há alguns anos estamos pensando em como fazer essa reestruturação. É muito difícil achar uma cidade com estádio que comporte uma capacidade de Série A1, que é o nosso objetivo. Tentei mudar o regulamento, mas eles não vão mudar para não privilegiar ninguém. Buscamos uma cidade que não tenha mais clube de futebol e onde possamos fazer o nosso trabalho com respaldo do poder público e empresários”, disse Alexandre Barbosa.

Ainda faltam mais detalhes sobre onde o clube vai treinar e algumas outras questões logísticas.

A mudança acontece em meio à dificuldade do time disputar jogos em Atibaia. O Estádio Salvador Russani, conhecido também como Campo do Alvinópolis, hoje não recebe nem jogos de amador ou categorias de base por falta de condições. O último ano do clube jogando na cidade foi em 2015. Sobre a questão da reforma do estádio, o presidente alegou que ela custaria R$ 5 milhões, um valor que o clube não teria como investir.

Durante os últimos anos, o time teve várias casas: Indaiatuba, Americana, Bragança Paulista (onde foi campeão da A3 em 2018) entre outras. Ao todo foram 12. Hoje o clube tem o CNPJ registrado na cidade de Americana, ou seja, no papel o clube já deixou Atibaia em 2020. Porém, mesmo em Americana, os últimos jogos do clube neste ano foram disputados em São José dos Campos. “Daqui para frente seremos outro clube”, afirma o presidente.

Irritado com algumas críticas que recebeu nos últimos anos, no final do vídeo, o presidente Alexandre criticou a cidade e os torcedores que não acompanhavam o clube jogando em outros municípios. “Vocês não gostam de futebol, vocês têm que continuar com flores e morangos, que é o forte da cidade. Atibaia não é a cidade do futebol”.