Atibaia vai ganhar mais três unidades do CIEM

Primeira unidade foi instalada no Jardim Terceiro Centenário, em 2014, e segunda unidade inaugurada no Jardim Imperial, em 2020.

O trabalho da Prefeitura de Atibaia voltado à Educação foi reconhecido mais uma vez com a cidade recebendo, na última semana, o Selo Compromisso com a Educação, entregue a municípios que priorizam a Educação na gestão pública. O status de destaque alcançado pela Educação de Atibaia se justifica muito em função dos investimentos expressivos e constantes na área, a exemplo da trajetória de implantação na cidade do Centro Integrado de Educação Municipal – Ciem: sua primeira unidade, no Jardim Terceiro Centenário, foi instalada em fevereiro de 2014; a segunda unidade, no Jardim Imperial, inaugurada em setembro de 2020; e, agora, a Prefeitura prepara a implantação de mais três equipamentos nesse formato, em diferentes bairros de Atibaia.

De acordo com a Secretaria de Educação, as três novas unidades do Ciem ainda estão em fase de planejamento: o Ciem 3, que será construído no Caetetuba, está com o projeto arquitetônico em andamento; o Ciem 4, a ser instalado no Portão, consistirá na ampliação da Escola Municipal Estudante Nelson José Pedroso após reforma da unidade e conclusão do processo de desapropriação de uma área vizinha à escola, cujo decreto já foi publicado pelo prefeito Emil Ono; e para a construção do Ciem 5 o Governo Municipal ainda está providenciando a aquisição de um terreno.

O anúncio da ampliação da rede do Ciem em Atibaia foi feito pelo prefeito Emil Ono no último dia 30 novembro durante evento na Creche Profª Fabiana Bruno Orujian, recém-inaugurada no Alvinópolis; e na última sexta-feira (10), ao lado do vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima e da secretária de Educação, Eliane Endsfeldz, o chefe do Executivo anunciou a aquisição da área para a implantação do Ciem 4 no Portão. “Nossa missão é garantir uma Educação cada vez melhor a toda a nossa população, por isso agradeço a todos que estão trabalhando conosco para que a Educação de Atibaia continue sendo referência nacional”, ressaltou o prefeito.

Para o vice-prefeito, “a implantação do Ciem 4 é uma grande conquista não apenas para o bairro do Portão, mas para toda a comunidade da região, já que o Ciem oferecerá uma estrutura ainda mais completa para o desenvolvimento da Educação de qualidade que já é uma marca de Atibaia, além de uma prioridade para o Governo Municipal e um meio de transformação e construção de uma sociedade sempre melhor”.

A Secretária de Educação falou sobre a implantação do Currículo Municipal, com a elaboração do Plano de Gestão da Pasta. “O Ciem atende à ampliação do atendimento dos alunos em tempo integral e à necessidade de atendimento de cada região, e o Governo Municipal planejou a implantação de mais três unidades na cidade, o que representa uma grande conquista para toda a população”, afirmou.

Educação premiada

Vale lembrar que além de Atibaia ter recebido o Selo Compromisso com a Educação, concedido pela ONG Todos pela Educação a municípios que priorizam a Educação na gestão pública, a cidade também ostenta a nota 7,4 (referente ao ano de 2019) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a maior já conquistada por Atibaia, que lidera toda a região; e este ano o município ainda obteve 5,7 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), seu maior índice na série histórica e bem acima da média nacional, de 5,03 – conquistas que, entre diversas outras, demonstram os investimentos e avanços na área educacional em Atibaia em 2021 e ao longo dos últimos anos.