Atibaia tem média de mais de 10 empresas abertas por dia

Foram abertas na cidade 344 empresas no mês de outubro, sendo 329 matrizes e 15 filiais; Dados são do Mapa de Empresas. Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem apresentado uma média de abertura de mais de 10 empresas por dia, sendo que a maioria tem sido de MEI (Microempreendedor Individual). No mês de outubro não foi diferente e cidade registrou a abertura de 344 empresas, o que daria média de 11 por dia. No ano, até outubro, cidade já superou números de 2020 inteiro e até mesmo do período pré-pandemia, como 2019.
Todos os dados são divulgados pelo Governo Federal por meio do Mapa de Empresas e tem como fonte a base de solicitações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM).
Em comparação com 2020 e 2019, Atibaia apresentou melhores resultados em 2021, mesmo com dados ainda incompletos (até outubro). Em 10 meses este ano, cidade já abriu mais empresas inclusive que no período de pré-pandemia. E o tempo para registro e viabilidade também melhorou, ficando mais rápido.
No ano de 2019 foram abertas, em 12 meses, 3.502 empresas na cidade e o tempo médio para abertura era de 5 dias e 8 horas, sendo necessários 2 dias e 5 horas para viabilidade e 3 dias e 3 horas para registro.
Em 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19 e medidas restritivas que atingiram especialmente comércio e prestadores de serviços, houve aumento em relação ao ano anterior, com abertura de 3.727 empresas de janeiro a dezembro. O tempo caiu para 3 dias e 2 horas para abertura, 14 horas para viabilidade e 2 dias e 12 horas para registro,
Em 2021, com dados de dez meses e não doze, já foram abertas 3.841 empresas, com tempo caindo ainda mais, para 2 dias e 12 horas para abertura, 13 horas para viabilidade e 1 dia e 23 horas para registro.
A cidade tem hoje, um total de 21.601 empresas abertas, de acordo com o Mapa de Empresas. A grande maioria das empresas da cidade são as chamadas microempresas, destacando-se os MEIs. Desse total de 21.601, há 14.692 empresários individuais, sendo 12.045 deles MEI. Há na cidade 18.619 microempresas, ou 86,2% do total.
Em 2021, do total de empresas abertas, 2.809 eram empresários individuais, sendo 2.682 MEIs e 127 não MEI. Do total de empresas abertas, 92,5% são Microempresas.

IMPORTÂNCIA DO MEI
Em evento recente realizado pelo Sebrae, o I Encontro MEI, o ministro da Economia, Paulo Guedes informou que, dos cerca de 106 milhões de brasileiros economicamente ativos, apenas 33 milhões estão no mercado formal de trabalho. Por isso, a criação de políticas públicas e medidas que favoreçam a desburocratização e a proteção de micro e pequenos empreendedores é essencial. “Tem algo muito errado com esse mercado formal. Nós, então, temos que lançar nosso olhar para que possamos proteger o resto. O MEI, o Pronampe, o Auxílio Emergencial, o BEm, todas essas medidas foram destinadas justamente para a proteção desse universo de pessoas que não estavam incluídas produtivamente no mercado formal”, ressaltou o ministro.
Paulo Guedes destacou ainda a importância do MEI na preservação de empregos diante de um ambiente de negócios que classificou como hostil aos microempreendedores individuais e aos pequenos negócios, com excesso de impostos e de regulamentação. Em síntese, o ministro reforçou a importância de garantir crédito mais fácil e mais barato, dar suporte para os pequenos negócios e para o trabalhador comum.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, também pontuou a importância do MEI para a economia brasileira e para o processo de desburocratização da legislação trabalhista. “Nós enxergamos no MEI uma grande oportunidade de formalização de brasileiros”, afirmou. Durante o evento, Melles destacou a atuação do governo federal com a Lei da Desburocratização e outras medidas que impactaram diretamente no potencial das micro e pequenas empresas e dos MEI. “Ao longo de todo esse período de adversidade provocada pela pandemia, nós trabalhamos ininterruptamente – Sebrae e Ministério da Economia – levando para os estados emprego e produtividade e melhorando todo o ambiente de negócios”, destacou.