Atibaia ganha mais uma creche, desta vez no bairro do Tanque

Unidade tem capacidade de atendimento de cerca de 250 crianças de zero a três anos.

Mais uma boa notícia na área da Educação em Atibaia! A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (29) mais uma creche na cidade, desta vez no bairro do Tanque. Trata-se do Centro de Educação Infantil Prof.ª Hermínia Salarolli dos Santos Bacci – Mima Bacci, localizada na Rua Nello Bacci, s/n. A creche oferecerá atividades em período integral e conta com capacidade de atendimento de cerca de 250 crianças de 0 a 3 anos. A previsão de início das atividades na unidade é fevereiro de 2022.

De acordo com a Secretaria de Educação, a nova creche estava sendo construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), mas desde 2020 o FNDE interrompeu o envio de recursos para a obra. Dessa forma, a Prefeitura retomou os serviços no segundo semestre de 2021, complementando os investimentos com recursos próprios. O valor total da obra é de mais de R$ 4 milhões.

O projeto contempla dez salas de aula com solários; playground; cozinha; refeitório; berçário; fraldário; lactário; secretaria; diretoria; sala de professores; sala de reunião; e almoxarifado; além de cumprir todas as normas de segurança e de acessibilidade. Conforme a Pasta, trata-se de um projeto que também visa proporcionar mais ventilação e iluminação nas salas, contribuindo para o conforto e bem-estar de alunos e profissionais.

Segundo a secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz, a Creche Mima Bacci ampliará o atendimento das creches integrantes da rede municipal de ensino de Atibaia, que atualmente soma aproximadamente três mil alunos atendidos na cidade em 28 creches, todas em período integral.

Além do prefeito Emil Ono estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; a secretária de Educação; o presidente da Câmara Municipal, vereador José Carlos Machado (Zé Machado); a futura diretora da Creche Mima Bacci, Lúcia Fumani; Ana Carolina Bacci, filha da homenageada (Profª. Hermínia Bacci); entre outras autoridades, secretários municipais, vereadores, educadores e comunidade.

Mima Bacci
No último dia 7 de dezembro a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei, de autoria do presidente do Legislativo, vereador José Carlos Machado, para denominação da nova creche do Tanque como Creche Municipal Professora Hermínia Salarolli dos Santos Bacci, em homenagem à educadora nascida em fevereiro de 1963 e que, desde criança, sonhava em exercer essa profissão – o que de fato ocorreu no início da década de 80. “Mima”, como ficou conhecida, lecionou por 20 anos no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, foi catequista, casada e teve três filhos.