Número de consultas com Urologista diminuiu nos últimos anos

Profissional faz alerta sobre diagnóstico precoce do câncer de próstata. Foto ilustrativa

Novembro é o mês mundial do combate ao câncer de próstata, doença com a maior taxa de incidência entre os homens, cerca de 65.840 novos casos em 2020, conforme aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Esse período,conhecido como Novembro Azul, movimenta a área da saúde para o desenvolvimento de campanhas de conscientização e diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.
A data é incisiva, já que nos últimos anos, de 2019 até o presente, houve uma queda de mais de 50% no número de consultas registradas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia. O número de atendimentos até julho deste ano foi de 1.812.982, uma quantidade muito inferior a dois anos atrás, quando os números ultrapassavam 4 milhões. Por isso, é importante que os homens tenham acesso à informação e às consultas de rotina, evitando mais diagnósticos tardios e mortes pela doença.
Segundo o INCA, a taxa de mortalidade do câncer de próstata é a segunda maior em homens, atrás apenas da neoplasia na traqueia, brônquios e pulmões. Entretanto, as chances de cura após adiagnose logo no início da doença podem chegar a 90% dos casos, conforme aponta o médico especialista em saúde do homem. “O sucesso do tratamento depende primariamente do estágio em que a doença é detectada,já que a sobrevida é totalmente influenciada pelo diagnóstico precoce.
Ao apresentar sintomas, o câncer pode estar numa fase mais avançada, por isso a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens, a partir de 50 anos, e mesmo sem apresentar sintomas, procurem um profissional especializado para avaliação individualizada”, explicou o Dr. Christiano Costacurta, médico Urologista do Hospital Novo Atibaia (HNA) e membro da Sociedade Brasileira de Urologia.
Além da idade, outracondição integrativa para o grupo de risco é o histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou tio, obesidade e se é de raça negra. Caso o homem deve começar os exames mais precocemente, a partir dos 45 anos. “Apesar de não ser possível uma prevenção total primária, enfatizamos fatores que servem como parâmetros para uma maior perspectiva de vida com diminuição dos riscos de várias patologias, incluindo o câncer de próstata”, afirma o médico especialista do HNA. Segundo ele, um estilo de vida mais saudável através de exercícios físicos, cuidado com a saúde mental e uma alimentaçãobalanceada pobre em gordura, principalmente animal, pode diminuir não somente o risco de câncer, mas também o risco doenças crônicas.