Atibaia tem o maior índice de oportunidades da educação brasileira da sua história

Conselho Municipal de Educação realiza, desde o início do ano, importante estudo sobre o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira.

A Educação em Atibaia vem progredindo nos últimos anos e a divulgação do último Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) é mais uma prova disso. O município obteve, em 2021, índice de 5,7, seu maior na série histórica e bem acima da média nacional, 5,03, reflexo de todo investimento que vem sendo feito na educação da cidade. O IOEB é um índice que capta as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios e estados brasileiros para garantir melhores chances de sucesso educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Em 2015, 2017 e 2019, Atibaia conquistou a nota 5,6, também ficando acima da média nacional em todos estes anos. O índice do Estado de São Paulo avançou em 2021 e atingiu os mesmos 5,7 de Atibaia.

De olho em uma evolução ainda maior em Atibaia, o Conselho Municipal de Educação vem realizando, desde o início do ano, um importante estudo sobre o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. Embora tenha ficado acima da média nacional em todos os anos analisados, a Secretaria Municipal de Educação considera que ainda há muito o que fazer.

A partir do estudo do Conselho, serão elaboradas ações que poderão ser desenvolvidas na cidade buscando elevar ainda mais todas as oportunidades educacionais em Atibaia, que no importante Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2019 conseguiu a nota 7,4, a maior já conquistada pelo município, liderando toda a região.

No dia 06/10, a reunião ordinária do Conselho Municipal contou com a participação da secretária de Educação, Eliane Doratiotto, e de especialistas da Comunidade Educativa CEDAC, Instituto responsável pela gestão do IOEB no país, que veio acompanhar o percurso de estudos do CME e oferecer sugestões, trocar ideias e participar deste importante momento.

As reuniões do Conselho Municipal de Educação acontecem todas as primeiras quartas-feiras de cada mês e são abertas para todos que desejam contribuir para o avanço da educação em Atibaia.