Atibaia se mantém entre as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios

Município aparece em cinco dos seis segmentos de negócios em estudo elaborado pela Urban Systems, com destaque para comércio e agropecuária.

Atibaia apresentou evolução importante na edição 2021 do ranking das Melhores Cidades para Negócios, em estudo elaborado pela consultoria Urban Systems e baseado em seis eixos econômicos: Comércio, Serviço, Indústria, Mercado Imobiliário, Educação e Agropecuária. O levantamento analisou municípios com mais de 100.000 habitantes em todo o país.

Dos seis segmentos avaliados, Atibaia aparece na lista das 100 melhores cidades brasileiras em cinco deles – Agropecuária (16º), Comércio (39º), Mercado Imobiliário (47º), Educação (59º) e Serviços (88º). A Urban Systems realiza o estudo, divulgado com exclusividade pela Revista EXAME, desde 2011, mas a partir de 2020 alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios.

Comparando os resultados de 2020 e 2021, Atibaia avançou em quatro dos eixos econômicos. No setor de Agropecuária, a cidade subiu do 23º lugar para o 16º; no Comércio foi do 77º para o 39º; e nos segmentos de Educação e Serviços está pela primeira vez na lista das 100 melhores.

Com mais de 60 indicadores, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios traz seis listas das melhores cidades para investir, contemplando indicadores que traduzem informações relevantes quanto à demanda, à oferta, ao crescimento do setor, à infraestrutura e ao capital humano relativos a cada um desses eixos analisados.

Neste ano, o levantamento aponta como novo indicador o índice de vacinação das cidades brasileiras, considerando o percentual do total da população “totalmente” imunizada, ou seja, com a segunda dose ou dose única aplicada, no dia 15 de outubro de 2021. Atibaia aparece com o índice de 63,5% da população totalmente vacinada nessa data de referência utilizada pela pesquisa. De acordo com o balanço do “Vacinômetro” da Secretaria de Saúde do município, atualizado nesta sexta-feira, 19 de novembro, esse número já está em 77,2%.

“Os dados coletados nos mostram que municípios com maior incidência de vacinação conseguiram de forma mais segura retomar atividades econômicas e recuperar empregos e negócios”, informou a consultoria Urban Systems em nota sobre o estudo.

Os dados de empregos de Atibaia são destaque no item “Saldo de Empregos”, que analisa variação relativa do número de empregos, considerando os dados acumulados de janeiro a agosto de 2021, em relação ao número de empregos em 1º de janeiro de 2021, tendo como fonte o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O município teve salto positivo de 2.100 novas vagas formais de empregos no ano até agora.