USF chega aos 45 anos de olho no futuro

A Universidade São Francisco celebra seus 45 anos, consolidando mais de 40 cursos em diversas áreas do conhecimento, dialogando diariamente com mais de 1.500 profissionais (docentes e técnico-administrativos) e mais de 18 mil estudantes. Atua, dessa forma, como agente de transformação social nas regiões em que está inserida, contribuindo de forma significativa com a comunidade local, através da Educação Superior, mobilizada pelo lema “Educação para a paz” e pela mística de São Francisco de Assis.

A USF é um centro de referência na produção de conhecimento, da pesquisa e da promoção social, com mais de 80 mil estudantes que percorreram suas trajetórias de formação em nossas salas de aula, nos Câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba no Estado de São Paulo, bem como através de suas unidades de Ensino a Distância. Com destaque aos programas de pós-graduação, mestrados e doutorados reconhecidos internacionalmente, que contribuem com a difusão da ciência nas diversas áreas do saber, da arte e da cultura.

“Atravessada por uma gestão colegiada e participativa, a USF se consolida no cenário nacional da educação com excelentes conceitos institucionais avaliados pelo Ministério da Educação, tecendo conhecimentos com diversos saberes, comprometidos em sensibilizar e deslocar estudantes, professores e equipes técnico-administrativas e, consequentemente, fazer acontecer a transformação social. Celebramos a história da USF com a história de todos nós. Acredito que neste momento o mais importante é reafirmar o compromisso com a Educação, com a ciência e, principalmente, com o cuidado da saúde”, explicou o presidente da Mantenedora e vice-reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa.

Com foco na inovação, mesmo diante do enfrentamento global da pandemia da COVID-19, a USF lançou em 2020 o Ensino Dinâmico, modelo pedagógico que flexibiliza o espaço e o tempo de aprendizagem, respeitando o ritmo do estudante, valorizando o seu protagonismo e incentivando a sua autonomia, com acompanhamento personalizado, preparando-o para novos espaços de realização profissional e conquistas do seu projeto de vida.

A USF, consciente dos desafios dos cenários futuros e norteada por seu planejamento estratégico, reitera seu compromisso franciscano na construção de um mundo mais justo, fraterno, sustentável e ético, em defesa da vida, da ciência, do conhecimento transformador e da promoção humana.

Para contribuir ainda mais com a democratização do ensino superior brasileiro, a USF ampliou a oferta do ensino a distância e avançou em novas áreas do conhecimento em um projeto ousado e pautado em seus princípios de excelência acadêmica, visando garantir condições de igualdade de oportunidades para os estudantes de diferentes características socioeconômicas.

São ofertados mais de 20 cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento. Presente, com polos nas cidades de Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas, Guaratinguetá, Cambuí (MG), Pouso Alegre (MG), Itajubá (MG), Itatiba, Jundiaí, Paulínia e Petrópolis (RJ), São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

Ao longo do ano, a USF realizou uma série de eventos e atividades comemorativas. Saiba mais  em usf.edu.br/45anos.