Trabalho do CEJUSC Atibaia/Jarinu foi apresentado em conferência nos EUA

O trabalho do CEJUSC Atibaia/Jarinu, de resolução consensual de conflitos, foi apresentado nos Estados Unidos em palestra online de Alexandre Augusto Fiori de Tella, advogado e professor paulista que desenvolve estudos atualmente na Universidade do Missouri. O evento integrou a programação da Conferência ACR 2021 Reflective Engagement, organizada pela Associação para Resolução de Conflitos (Association for Conflict Resolution), presidida por Kelly Riley.
“Dá-se, com isso, visibilidade ainda mais ampla dos excelentes resultados que temos tido. Parabéns, pois, à nossa equipe, aos nossos parceiros institucionais – municípios de Atibaia e de Jarinu, Centro Universitário UNIFAAT e Brazilian Business Park – BBP, e muito obrigado ao Prof. Alexandre, nosso embaixador no evento”, comemorou o juiz dr. Rogério Correia Dias, coordenador dos dois centros aqui da região.
O título da palestra do professor Alexandre foi “Brazilian Judicial Center for Conflict Resolution and Citizenship: A Fast Track to Social Justice” (em tradução livre, “Centro jurídico brasileiro para resolução de conflito e cidadania: um caminho rápido para a justiça social”). No resumo da apresentação, o palestrante lembra que, em 2010, o Brasil implantou política pública de resolução de conflitos porque os cidadãos costumavam litigar ao invés de utilizar práticas de resolutação de disputas. Recentemente, a Suprema Corte brasileira anunciou decréscimo no número de ações comparadas aos casos resolvidos, pela primeira vez em anos. Um das práticas que contribuíram para isso está nos centros citados no título. A palestra apresentou estudo objetivo e qualitativo sobre as unidades de Atibaia e Jarinu e concluiu por sua contribuição positiva à resolução de conflitos e justiça social, mesmo durante a pandemia. Mais informações pelo link https://acrnet.org/event/ACR2021.
Anualmente, a ACR celebra o Dia da Resolução de Conflito na terceira quinta-feira de outubro, que neste ano cai no dia 15, na próxima semana. A data foi concebida em 2005. O logo da entidade, uma árvore, foi desenhado como um símbolo para celebrar a iniciativa e divulgar a consciência sobre a mediação, a arbitragem, a conciliação e outros meios pacíficos e criativos de solucionar conflitos; ampliar o conhecimento das técnicas em escolas, famílias, negócios, comunidades, governos e sistema de leis; reconhecer a contribuição significativa dos mediadores; e obter sinergia nacional e internacional em torno do tema.
No Brasil, o Dia do Conciliador/Mediador acontece em 23 de setembro. Tanto que neste ano o CEJUSC Atibaia/Jarinu promoveu, por acasião da data, palestra de Alexandre Tella por videoconferência, reunindo time seleto de mediadores, sob o comando do dr. Rogério e com a participação direta de Edson Dorta, Marcos Ximenes de Brito, Maria Clara Villacorta, Eloisa Hashimoto, Maria Cristina Tafarelo, entre outros profissionais do Direito dedicados aos acordos de paz aqui na região e no Estado de São Paulo. Esta coluna Acordos de Paz e o jornal O Atibaiense foram elogiados na sequência de falas, uma honra para os citados. Vamos juntos e bola pra frente!