Projeto de arte revitaliza escadaria do Balneário no lago do Major

Com apoio da Prefeitura, intervenção artística da mosaicista atibaiense Claudete Lopes Martins renova escadaria em frente a Secretaria de Turismo.

“Todos esses que aí estão / Atravancando meu caminho,/ Eles passarão…/ Eu passarinho!”. Os dois últimos versos do “Poeminho do Contra”, uma das composições mais populares de Mario Quintana, serviram de inspiração para a revitalização da escadaria do Balneário, intervenção de arte urbana da mosaicista atibaiense Claudete Lopes Martins que conta com o apoio das secretarias de Turismo e Cultura. A aplicação do mosaico na escadaria do Balneário está prestes a ser concluída, faltando apenas a decoração no entorno lateral do final da escada para concluir a revitalização do espaço.

João-de-barro, bem-te-vi, canário, sanhaço, saíra, cardeal e outros pássaros brasileiros passaram a povoar os degraus da escadaria em frente a Secretaria de Turismo, renovando e colorindo com peças de mosaico esse espaço público de passagem, como a nos lembrar que os problemas são efêmeros e, eventualmente, vão passar. Uma mensagem de otimismo e esperança bastante apropriada para estes desafiadores tempos de pandemia.

Artista mosaicista nascida em Atibaia, Claudete Lopes Martins é bancária aposentada e integra o Grupo Mosaico Paulista, coletivo de artistas que desenvolve intervenções de arte urbana na capital e outras cidades do interior paulista, com destaque para os trabalhos realizados em escadarias dos bairros Morumbi e Pinheiros, em São Paulo, e a instalação e ornamento das bandeiras brasileiras que estão na Avenida Brasil, nos trechos entre Avenida Rebouças até o Parque do Ibirapuera, incluindo mural em homenagem à artista Mirthes Bernardes, criadora do Piso Paulista, o tradicional calçamento com contornos que representam o mapa do estado de São Paulo.