Outubro Rosa: Atibaia reforça ações para mulheres nas unidades de saúde

Neste mês serão intensificadas atividades de promoção à saúde da mulher e prevenção, como exame papanicolau e mamografia para população alvo.

Em celebração ao Outubro Rosa, as unidade básicas de saúde de Atibaia vão realizar uma série de atividades de conscientização, prevenção e promoção à saúde da mulher durante todo o mês, quando há uma sensibilização e fortalecimento dos serviços já desenvolvidos no dia a dia, incluindo a prevenção do câncer de mama e colo de útero.

Para participar, as mulheres devem procurar a UBS mais próxima da residência e conferir a data e horário que cada unidade estará se dedicando às ações da campanha Outubro Rosa.

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, as campanhas de conscientização acontecem desde 2002. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

A Secretaria de Saúde de Atibaia está sempre vigilante quanto à prevenção do câncer de mama. Somente neste ano, foram realizados 3.636 exames de mamografia, 1.373 ultrassom de mama e 258 consultas de mastologia nas unidades básicas de saúde.

Entre as atividades do Outubro Rosa em Atibaia estão:

– Palestras educativas sobre saúde da mulher, prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e planejamento reprodutivo;

– Solicitação de mamografias para a população alvo (mulheres entre 50 e 69 anos que realizaram o último exame há 2 anos ou mais, ou mulheres com fatores de risco para desenvolvimento do câncer de mama)

– Coleta de exame papanicolau para a população alvo (mulheres entre 25 e 64 anos)

– Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C (mulheres de todas as idades que desejam realizar os exames)