Como os óleos essenciais agem na nossa pele?

Priscila Torres

 

A pele é o maior órgão do corpo humano, sua principal função é proteger tudo que é interno do mundo externo, absorvendo e filtrando elementos externos, como germes e poluição. Além disso, há trocas com o meio externo, com a eliminação de água para o equilíbrio da temperatura corporal e a produção de ácidos graxos para a hidratação e regulação da pele.
Os óleos essenciais são absorvidos e ajudam a pele a desempenhar seu papel como barreira, tendo propriedades muito importantes para seu cuidado. Algumas dessas propriedades são: antisséptico, estimulante celular, adstringente, regulador da produção de sebo, suavizante, regenerador, analgésico, entre muitas outras propriedades.
Os óleos vegetais são ácidos graxos que possuem uma compatibilidade bioquímica com a pele, sendo ótimos carregadores de óleos essenciais.
Mesmo sendo diluído em óleo vegetal, alguns óleos essenciais são altamente irritantes e fototóxicos para a pele, por isso a importância de conhecer o óleo essencial antes de aplicá-los.
Na dúvida procure um Aromaterapeuta que possa te auxiliar na escolha.
Abraços aromáticos e até a próxima!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica