Atibaia promove “Brincadeiras na Praça” em comemoração ao Dia das Crianças

Projeto itinerante acontece na próxima terça-feira (12), na Praça da Matriz; Objetivo é proporcionar vivências de brincadeiras folclóricas.

Trazendo alegria e diversão para as crianças do município, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, irá promover o projeto itinerante “Brincadeiras na Praça” – que acontecerá no próximo dia 12 de outubro, em dois períodos: das 9h às 13h e das 14h às 16h, na Praça da Matriz (Praça Claudino Alves – Centro). O evento tem como objetivo criar oportunidades para que as crianças de diferentes bairros da cidade possam vivenciar as tradicionais brincadeiras folclóricas.

O projeto “Brincadeiras na Praça” tem como referência o retorno, mesmo que parcial, à vida escolar, em que as crianças voltaram a se encontrar presencialmente seguindo os protocolos de segurança sanitária. Para o evento, serão escolhidas as brincadeiras que tenham o mínimo de contato possível e serão disponibilizados dispositivos de álcool em gel no local, além de ser exigido o uso de máscara durante as brincadeiras.

Com início em uma data voltada às crianças, as brincadeiras serão promovidas para trazer mais alegria e curiosidade aos pequenos. “O projeto terá início no dia 12 de outubro, pois comemorar o Dia das Crianças é dar a elas o presente de ‘ser criança’, de fazê-las se conectarem à pureza, à curiosidade e ao desejo de conhecer e aproveitar a brincadeira genuína que faz desabrochar a essência infantil”, disse Rita Moura, chefe de divisão de artes, folclore e cultura popular, da Secretaria Municipal de Cultura.

As brincadeiras folclóricas têm uma importância real na formação social e no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, além de proporcionarem a ludicidade de forma participativa e espontânea, trazendo atividades vivenciadas por gerações passadas para a vivência atual e despertando a criatividade, o afeto e a alegria.

O encontro de diversão promovido em um momento em que os aparelhos tecnológicos são protagonistas do universo infantil, principalmente durante a pandemia, será uma oportunidade para as crianças e suas famílias participarem de experiências divertidas em união, relembrando a cultura folclórica brasileira.