Alunos da Rede Municipal de Atibaia ganham prêmio nacional na categoria Desenho

Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” foi conquistado por dupla de estudantes do 4º ano da EM Eva Cordula Hauer Vallejo.

Dois alunos da Rede Municipal de Ensino de Atibaia conquistaram a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2021 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, na categoria Desenho, informou na segunda-feira (11) a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho. Os estudantes premiados são Yasmin Elizabeth Goulart e Icaro Osiel Paulino Andrade, do 4º ano da EM Eva Cordula Hauer Vallejo.

O objetivo do Prêmio MPT é estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e proteção do(a) adolescente trabalhador(a). Nesta edição, a ordem da classificação final – primeiro, segundo e terceiro lugar em cada categoria – só será revelada durante a solenidade virtual de premiação, que será realizada no dia 7 de dezembro. Este ano 14 regionais participaram da disputa. O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições de ensino que integram o projeto em todo o Brasil.

Em Atibaia, o projeto é oferecido a todas as escolas da Rede Municipal, em importante ação na formação integral dos alunos, além fortalecer ações de formação de cidadãos críticos e conscientes. O desenho de Yasmin e Icaro tem o seguinte título: “Escola e família podem transformar a história do mundo”.

A secretária de Educação, Eliane Doratiotto, parabeniza os alunos, as famílias, todo corpo docente e discente da escola pelo prêmio recebido e principalmente pelas ações de fortalecimento das práticas educacionais que valorizam o protagonismo dos alunos, de acordo com o Currículo Municipal: Educação de Excelência com Equidade.

Para a coordenadora nacional da Coordinfância, Ana Maria Villa Real, o projeto MPT na Escola é uma importante contribuição para a orientação, sensibilização e conscientização social sobre os malefícios do trabalho infantil a partir da escola: “É essencial a inserção de conteúdos relacionados aos direitos fundamentais sociais nos currículos escolares e projetos pedagógicos de ensino, e o MPT na Escola é uma forte contribuição para que isso se concretize, através do diálogo social e do estabelecimento de parcerias e de cooperação entre o MPT e as Secretarias de Educação, com o envolvimento da comunidade escolar. É, sem dúvidas, o projeto mais bonito da Coordinfância”.